Topo

Palmeiras supera retranca do Paysandu e arbitragem e se garante nas oitavas

Decisivo mais uma vez, Robert comemora único gol na vitória do Palmeiras - Rubens Cavallari/Folha Imagem
Decisivo mais uma vez, Robert comemora único gol na vitória do Palmeiras Imagem: Rubens Cavallari/Folha Imagem

Renan Prates

Em São Paulo

31/03/2010 23h45

 

PRÓXIMO RIVAL

O adversário do Palmeiras nas oitavas de final da Copa do Brasil só será definido na quinta-feira, no confronto entre Atlético-PR e Sampaio Corrêa. No jogo de ida, as equipes empataram por 1 a 1.

Em jogo que sempre foi superior, o Palmeiras superou a retranca do Paysandu e o desempenho fraco da arbitragem, venceu por 1 a 0 e se garantiu nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Como também havia vencido a partida de ida (2 a 1), o Palmeiras avançou de fase e agora espera o vencedor do duelo entre Atlético-PR e Sampaio Corrêa para saber o seu adversário das oitavas de final – no jogo de ida no Maranhão, as equipes empataram por 1 a 1.

Apesar de precisar vencer o Palmeiras, o Paysandu muito mais se preocupou em conter os avanços do rival do que em atacar, o que tornou a partida truncada. Para desespero dos palmeirenses, o árbitro Pablo dos Santos Alves deixou de marcar no mínimo dois pênaltis, o que contribuiu para o placar escasso do jogo.

PRINCIPAIS LANCES DA PARTIDA

PRIMEIRO TEMPO
10min - Diego Souza é lançado na direita e chuta cruzado. No bate e rebate a bola sobra para Armero, que obriga Alexandre Favaro a fazer grande defesa
16min - Ivo chuta da intermediária e Alexandre Favaro bate roupa. Bruno Paulo chega no rebote, mas o goleiro se recupera a tempo
23min - Bruno Paulo faz bela tabela com Diego Souza e, empurrado pelo marcador, chuta para fora, perdendo grande chance. O árbitro nada marcou
SEGUNDO TEMPO
1min - Robert recebe na entrada da área passe de Armero e chuta. A bola passa rente à trave rival
4min - Moisés recebe bela bola, avança pela esquerda e cruza. Léo se antecipa e evita de cabeça gol certo de Bruno Rangel
15min - GOOOOOOOOOOOOL DO PALMEIRAS!!!! Armero cruza da esquerda na cabeça de Robert, que testa sem chances para Alexandre Fávaro
19min - Diego Souza faz bela jogada, pedala na frente do marcador e chuta de esquerda rente à trave do goleiro Alexandre Fávaro
33min - Robert recebe boa bola da direita e chuta com força. A bola desvia na zaga e quase entra
O jogo

Muito superior tecnicamente que o Paysandu, o Palmeiras (que começou com o novato Bruno Paulo entre os titulares) tomou conta da partida desde o início do primeiro tempo, mas expunha sua fragilidade defensiva nos poucos momentos que o adversário chegava ao seu ataque.

“O importante é ter tranquilidade. Espero que possamos fazer uma boa apresentação”, havia pedido o técnico Antônio Carlos aos palmeirenses antes do início da partida em um Palestra Itália com público razoável (quase 7.500 pessoas) apesar da situação ruim do time alviverde na temporada.

Talvez por ter boa vantagem por ter vencido o jogo de ida em Belém do Pará por 2 a 1 (podia até perder por 1 a 0 em casa), o Palmeiras atacou o Paysandu, mas sem muita intensidade.

Bruno Paulo mostrou boa movimentação com Robert e Diego Souza no ataque do Palmeiras, mas as boas chances do time no primeiro tempo pararam nas mãos de Alexandre Fávaro, que teve boa atuação na etapa.

O Palmeiras também foi prejudicado pela arbitragem, que não deu dois pênaltis a seu favor. O conjunto desses dois fatores fez com que o placar permanecesse inalterado na primeira etapa.

Precisando do resultado positivo, o Paysandu mudou de postura no segundo tempo. O técnico Charles Guerreiro tirou o atacante Didi e colocou Bruno Rangel no seu lugar, e o time paraense passou a ter mais a posse de bola.

Mas quem chegou ao gol foi o Palmeiras. Em bela jogada de Armero, o lateral-esquerdo cobrou na cabeça de Robert, que não perdoou para delírio da torcida do Palmeiras, que iniciou a ‘festa no chiqueiro’ no Palestra Itália.

AVALLONE COMENTA

Palmeiras: um pouco mais aliviado

O gol deixou o Palmeiras em situação ainda mais tranquila na partida. Seguro, o time do técnico Antônio Carlos passou a apostar nos contra-ataques e só não fez um placar mais elástico porque foi incompetente na hora de concluir a gol.

Autor do único gol da partida, o atacante Robert elogiou o desempenho dos palmeirenses no jogo e a participação da torcida. “O time tem jogadores de qualidade para disputar qualquer campeonato...todos os jogos são difíceis, a torcida nos apoiou hoje, a gente precisa disso. Mostramos que temos condições”.

PALMEIRAS 1 X 0 PAYSANDU

PALMEIRAS
Marcos; Márcio Araújo, Léo, Danilo e Armero; Pierre, Edinho, Ivo (Souza) e Diego Souza; Bruno Paulo (Vinícius) e Robert (Joãozinho)
Técnico: Antônio Carlos Zago

PAYSANDU
Alexandre Fávaro; Leandro Camilo, Paulão e Rogério Corrêa; Allax (Flavio Medina), Tácio (William), Sandro Goiano, Marquinhos e Zeziel; Moisés e Didi (Bruno Rangel)
Técnico: Charles Guerreiro

Data: 31/03/2010 (quarta-feira)
Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Público: 7.406 pagantes
Renda: R$ 151.190,00
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (RJ)
Auxiliares: Hilton Moutinho Rodrigues (RJ) e Ediney Guerreiro Mascharenhas (RJ)
Cartões amarelos: Robert e Pierre (Palmeiras), Sandro Goiano, Allax e Paulão (Paysandu)
Gols: Robert, aos 15min do segundo tempo