UOL Esporte Brasileirão - Série C
 
16/08/2009 - 18h10

Guaratinguetá, América-MG, Icasa e ASA garantem acesso à Série B de 2010

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
A Série C do Campeonato Brasileiro definiu neste domingo os quatro clubes promovidos à segunda divisão nacional em 2010. Classificados para as semifinais da competição, Guaratinguetá, América-MG, Icasa e ASA asseguraram a promoção e seguiram em busca do título do torneio.

Único time a vencer a partida de ida, batendo o Caxias por 2 a 0 no Vale do Paraíba há uma semana, o Guaratinguetá garantiu a classificação para as semifinais e o acesso à segunda divisão mesmo sem vencer. A partida no Rio Grande do Sul terminou empatada por 1 a 1, com Leandro Diniz marcando para os donos da casa aos 18 minutos do segundo tempo e Edu Pina igualando para os visitantes aos 38, também da etapa complementar.

Rebaixado para a Série A-2 do Campeonato Paulista deste ano, o clube paulista fundado em 1998 terá em 2010 a oportunidade de fazer sua estreia na segunda divisão nacional. Atualmente, a Série B do Brasileirão conta com cinco clubes do estado de São Paulo: Portuguesa, São Caetano, Guarani, Ponte Preta e Bragantino.

Além do Guaratinguetá, o América-MG conseguiu usar o fator casa a seu favor para garantir a sua vaga. O time mineiro bateu o Brasil de Pelotas por 3 a 1 no Estádio Independência com gols de Luciano, Leandro Ferreira e Bruno Mineiro, enquanto os gaúchos descontaram com João Rodrigo. Na ida, os dois clubes empataram por 0 a 0.

O América, rebaixado da Série B do Brasileirão em 2004, retornará ao torneio de segundo escalão nacional após seis anos da queda. Antes, porém, os dois times da região Sudeste decidirão uma vaga na final da terceira divisão.

Depois da definição de Guaratinguetá e América-MG, duas equipes das regiões Nordesde confirmaram a subida para a Série B. No Ceará, o Icasa goleou o Paysandu por 6 a 2, com três gols de Marciano (2), Marcus Vinícius (2), Carlinhos e Júnior Xuxa - Aldivan e Michel descontaram para os paraenses. No jogo de ida, na Curuzu, os dois clubes haviam empatado por 1 a 1.

O adversário do Icasa nas semifinais da Série C será o ASA, também classificado para a segunda divisão. Após ficar no 1 a 1 com o Rio Branco em Arapiraca, o clube das Alagoas avançou graças a novo empate, desta vez por 2 a 2 - gols marcados fora de casa valem como critério de desempate nesta fase do campeonato. Os gols do ASA neste domingo foram anotados por Edson e Nena, enquanto os nortistas viram Ley, de pênalti, e Hendrick deixarem suas marcas pelo Rio Branco.

*Atualizada às 21h03

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host