Topo

Dérbi campineiro volta após 5 anos, e dois personagens reviverão confronto

Volante Baraka já defendeu a Ponte Preta e hoje está do lado alviverde - Divulgação/Guarani
Volante Baraka já defendeu a Ponte Preta e hoje está do lado alviverde Imagem: Divulgação/Guarani

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

05/05/2018 11h00

Mais de cinco anos se passaram desde que Guarani e Ponte Preta se encontraram pela última vez. Foi em 26 de janeiro de 2013, quando a equipe alvinegra venceu o arquirrival por 3 a 1 em pleno Brinco de Ouro da Princesa, pela primeira fase do Campeonato Paulista. Desde então, muita coisa mudou nos clubes, mas dois personagens continuam fazendo parte do dérbi – que voltará a ser disputado neste sábado (5), no mesmo Brinco, às 19h, pela quarta rodada da Série B.

Um deles é o volante Baraka, que há cinco anos vestia a camisa da Ponte Preta e hoje defende as cores alviverdes. Contratado em setembro do ano passado pelo Guarani, o meio-campista de 31 anos foi um dos grandes nomes na campanha que levou a Macaca à final da Sul-Americana.

Preservado pela comissão técnica na estreia da Série B, Baraka hoje é titular absoluto do Guarani e veste a braçadeira de capitão da equipe bugrina. Ele inclusive foi o ‘garoto-propaganda’ de uma convocação aos torcedores para lotar o Brinco de Ouro. Vale lembrar que apenas bugrinos estarão presentes neste sábado (5), enquanto o clássico do segundo turno terá só alvinegros.

“O guerreiro se prepara para a batalha. Prepara sua defesa e seu ataque, mas nenhuma luta pode ser vencida sem eles. Vá ao Brinco de Ouro e apoie o Bugre nessa batalha. Juntos, somos mais fortes. Juntos, somos apenas um. Juntos, somos o Guarani Futebol Clube”, diz Baraka em vídeo de divulgação do Guarani – mais de 16 mil ingressos já foram vendidos.

Fumagalli será o novo coordenador técnico do Guarani - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
O outro personagem que ainda se mantém em Campinas desde o último dérbi, mas agora em outra função, é Fumagalli. Um dos principais ídolos da história recente do Guarani, ele assumiu o cargo de coordenador técnico do clube alviverde no começo do mês passado, logo após se aposentar oficialmente dos gramados com a conquista da Série A-2 do Campeonato Paulista.

“É diferente demais. Agora a única coisa que eu posso fazer como dirigente é passar algumas dicas, falar com os jogadores que ainda estão chegando no clube o quão grande é a rivalidade desse dérbi e apoiar. Tentar blindar o máximo possível para que eles foquem no campo. É isso que me cabe agora. Não consigo mais ajudar dentro de campo, então tenho que ajudar de alguma forma fora”, disse o ex-jogador em entrevista exclusiva ao UOL Esporte.

Fumagalli foi, aliás, o responsável pelo último gol do Guarani na história do dérbi – ele balançou as redes justamente na derrota por 3 a 1 no clássico de 2013.

Veja os times do último dérbi

GUARANI
Emerson; Oziel, Leandro Souza, Montoya e Bruno Recife; Ademir Sopa (Michel Elói), Lusmar (Dudu), Eusébio e Dener (Wesley); Fumagalli e Siloé
Técnico: Zé Teodoro

PONTE PRETA
Edson Bastos; Arthur, Cléber e Ferron; Uendel, Baraka, Bruno Silva (Memo), Cicinho e Wellington Bruno (Luíz Ramírez); Chiquinho (Ferrugem) e William
Técnico: Guto Ferreira

Gols: Fumagalli (Guarani); William, Luíz Ramírez e Bruno Silva (Ponte Preta)

Os últimos cinco dérbis

Guarani 1 x 3 Ponte Preta – 26/01/2013 – Brinco de Ouro – Campeonato Paulista
Guarani 3 x 1 Ponte Preta – 29/04/2012 – Brinco de Ouro – Campeonato Paulista
Ponte Preta 1 x 1 Guarani – 24/03/2012 – Moisés Lucarelli – Campeonato Paulista
Guarani 0 x 3 Ponte Preta – 15/10/2011 – Brinco de Ouro – Série B
Ponte Preta 2 x 0 Guarani – 16/07/2011 – Moisés Lucarelli – Série B

Ficha técnica

GUARANI X PONTE PRETA

Estádio: Brinco de Ouro, em Campinas (SP)
Data: 05/05/2018 (sábado)
Horário: 19h (de Brasília)
​Árbitro: Leandro Pedro Vuaden - RS (CBF)
Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi e Jose Eduardo Calza

GUARANI
Bruno Brígido; Lenon, Edson Silva, Anderson Jesus, Kevin; Baraka, Ricardinho, Denner, Bruno Nazário; Erik e Bruno Mendes
Técnico: Umberto Louzer

PONTE PRETA
Ivan; Igor Vinícius, Reginaldo, Renan Fonseca, Marciel; Nathan, Paulinho, Tiago Real, Felippe Cardoso; André Luis, Danilo Barcelos
Técnico: Doriva