Topo

Série B - 2019

Ipatinga perde para Paraná, não consegue 'milagre' e é rebaixado para a Série C

Do UOL, em Belo Horizonte

10/11/2012 18h59

A Série B teve confirmado seu segundo rebaixado neste sábado. O Ipatinga foi derrotado pelo Paraná por 2 a 0, na Vila Capanema, em Curitiba, e não tem mais chances de sair da zona dos quatro últimos colocados. Assim, a equipe mineira retorna à Série C, competição que disputou na temporada passada. Já livre do descenso, o tricolor cumpre apenas cumpre tabela nas duas últimas rodadas.

O primeiro gol do Paraná saiu aos 40 min do primeiro tempo. Douglas Packer foi lançado na entrada da área e tocou na saída do goleiro Helton Leite. O segundo aconteceu aos 39 do segundo tempo, com o zagueiro Alex Alves, que aproveitou passe na grande área para marcar e decretar o rebaixamento matemático do Ipatinga

Com a derrota em Curitiba, a equipe mineira permanece com 31 pontos e não têm condições de alcançar o Bragantino, com 38 e primeiro fora da zona do rebaixamento, restando duas rodadas para o término.

A equipe mineira se junta ao Grêmio Barueri, que teve confirmado seu rebaixamento nessa sexta-feira, quando o Bragantino derrotou o Joinville por 1 a 0. O Ipatinga precisava de um “milagre” para se salvar do descenso. Além de vencer todos os jogos restantes, a equipe do Vale do Aço torcia por tropeços de concorrentes.

Porém, o time não fez sua parte e confirmou a queda para a Série C. Nas 36 rodadas disputadas, o Ipatinga sofreu 21 derrotas, empatou sete vezes e ganhou apenas oito jogos. Durante toda a competição, a equipe sofreu com uma crise fora de campo, com salários atrasados e problemas administrativos, que influenciaram no desempenho.

Mesmo enfrentando uma crise, o Ipatinga iniciou uma reação nos últimos seis jogos, antes de enfrentar o Paraná. A equipe conseguiu quatro vitórias, um empate e apenas uma derrota. Em 18 pontos possíveis, somou 13, o que deu uma esperança de salvação aos torcedores e ao grupo de jogadores.

Porém, a reação não foi suficiente para esconder a fraca campanha durante a Série B. Ao final da partida, alguns jogadores da equipe ipatinguense saíram cabisbaixos, como o goleiro Helton Leite, balançando a cabeça, sendo apoiado até por jogadores do Paraná. Outros reagiram saindo rapidamente do gramado, como o atacante Bruno Batata.

Já o Paraná alcançou os 48 pontos, mas já havia eliminado as chances de ser rebaixado anteriormente. Nas partidas restantes, o técnico Toninho Cecílio quer observar alguns atletas para a próxima temporada, quando o time paranista volta à Primeira Divisão do estado e irá tentar brigar pelo acesso à elite nacional