UOL Esporte Futebol
 
27/11/2010 - 18h53

Brasiliense vence América-RN, mas ambos são rebaixados; Vila Nova se salva

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O América-RN sequer fez a sua parte neste sábado, no Machadão, e deu adeus à Série B. O time potiguar perdeu por 2 a 1 para o Brasiliense, resultado este que acabou rebaixando as duas equipes para a Série C, juntando-se a Ipatinga e Santo André. Já o Vila Nova manteve-se na segunda divisão ao vencer o São Caetano por 2 a 1, no Serra Dourada.

Com a vitória no Machadão, o Brasiliense avançou para 46 pontos, mesmo número do Vila Nova, que se salvou em função do número de vitórias (12 contra 11) e terminou no 16º lugar. Já o América-RN, com o revés, acabou a competição na última colocação da tabela, com 41 pontos.

Serra Dourada

“Vale a gente jogar como se fosse uma decisão também. Ganhamos uma ou duas posições na tabela, acho uma pena porque o Vila Nova é uma grande equipe, mas a gente não tem nada a ver com isso”. Foi com essa frase que Toninho Cecílio descreveu a importância do jogo para o São Caetano antes do apito inicial no Serra Dourada.

E o time do ABC definitivamente não foi para ‘brincar’, especialmente o atacante Eduardo, que chutou uma bola da entrada da área logo aos 3min e tirou tinta da trave do gol de Max. Este lance, porém, foi o suficiente para o Vila Nova acordar e pressionar o São Caetano. Roni e Bruno Lopes comandavam o time anfitrião.

Porém, um pouco isolados no ataque, não conseguiam definir a jogada com precisão. Aliás, o Vila Nova já havia perdido Wendell, que levou um pisão de Arthur, fraturou o tornozelo direito e precisou ser levado para o hospital. Já o São Caetano, no final da primeira etapa, voltou a assustar em cabeceada de Eduardo, defendida por Max.

OPINIÃO DO CRUZ

"Com futebol medíocre, Brasília não merece estádio para 72 mil torcedores"

Na etapa final, Roni e Bruno Lopes iniciaram a jogada que resultou no gol de Éberson, aos 7min. Roni cruzou com perfeição para Bruno, que cabeceou na trave; no rebote, com o gol livre, o camisa 11 mandou para as redes e abriu o placar. Porém, aos 23min, após pênalti infantil do Vila, Eduardo deixou tudo igual.

O Vila Nova quase colocou tudo a perder. Preocupado com a situação, começou a sofrer pressão do despreocupado São Caetano, que carimbou a trave em cobrança de falta de Arthur e ainda exigiu duas ótimas defesas do goleiro Max. Mas aos 36min, Max Pardalzinho aproveitou rebote do goleiro Luiz em chute de Bruno Lopes e tranquilizou a torcida.

Em meio à festa no Serra Dourada, o zagueiro Cris falou brevemente sobre a permanência do Vila Nova. "Esse grupo está de parabéns. A gente merece", disse.

Machadão

Logo após ver o atacante Aloísio acertar a trave do gol de Tutti, o América-RN reagiu e conseguiu abrir o placar, aos 17min do primeiro tempo. Marcelo Braz foi lançado na área por Wanderson Cafu e chutou de primeira para balançar as redes. O Brasiliense cresceu na partida, e voltou a carimbar a trave de Tutti aos 41min, desta vez com Ferrugem.

Na etapa final, o próprio Ferrugem praticamente colocou tudo a perder ao receber o segundo cartão amarelo e ser expulso da partida, deixando sua equipe com um homem a menos. Aos 21min, Aloísio deixou tudo igual após desviar de cabeça, mas o assistente acabou marcando impedimento do atacante.

Já o gol de Acosta após cobrança de escanteio valeu, e o Brasiliense empatou a partida aos 25min. A virada ainda veio com Djavan aos 37min, porém, o resultado acabou rebaixando as duas equipes, já que o Vila Nova e Guaratinguetá conseguiram vencer seus jogos e assim permanecer na Série B.

Ficha da Partida

América-RN América-RN Técnico: Dado Cavalcanti
1. Tutti
2. Wanderson Cafu
3. Cléber
4. Robson
6. Airton
5. Elielton
15. Saulo
7. Éverton
8. Vélber
14. Adalberto
10. Rone Dias
11. Washington
17. Vavá
9. Marcelo Braz
1 2
Brasiliense-DF Brasiliense-DF Técnico: Andrade
1. Eduardo
2. Cicinho
3. Fábio Braz
4. Santiago
6. Dieguinho
16. Bebeto
5. Luciano Totó
17. Adrianinho
8. Ferrugem
7. Thiaguinho
10. Adriano Felício
25. Alberto Acosta
11. Djavan
9. Aloísio

Data: 27/11/2010 - 17h00

Local: Machadão

Árbitro: Paulo Cesar Oliveira

Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho e Alessandro Álvaro Rocha

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host