UOL Esporte Futebol
 
LUCAS PRATES/HOJE EM DIA/AE

Jogadores do América-MG celebram empate e retorno do time para a Série A

27/11/2010 - 18h51

América-MG segura empate, no sufoco, e garante retorno à Série A

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Em jogo dramático, o América-MG segurou o empate com a Ponte Preta, por 0 a 0, neste sábado, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinhas, e conquistou o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. O ponto somado fora de casa foi suficiente para o time mineiro terminar em quarto lugar na Série B e ficar com a última vaga na elite do futebol brasileiro para 2011.

LUSA VENCE, MAS CONTINUA NA SÉRIE B

  • Antônio Carneiro/AE

    A matemática para o acesso da Portuguesa era ‘simples’. Vencer o Sport e torcer por uma derrota do América-MG diante da Ponte Preta. A Lusa até fez sua parte e ganhou por 2 a 1, em plena Ilha do Retiro. No entanto, o empate sem gols na partida realizada em Campinas encerrou as chances de o time paulista retornar à elite nacional.

Dez anos depois, o América volta a disputar a primeira divisão nacional. A última vez que esteve na Série A foi em 2001, quando acabou rebaixado à segunda divisão. A meta da diretoria era retornar à elite nacional em 2012, ano do centenário do clube, mas ela foi antecipada em um ano.

A conquista do acesso não foi fácil. A Ponte Preta, que não almejava mais nada na competição, foi melhor em campo e deu bastante trabalho à defesa mineira. O América fez valer a vantagem do empate e, mesmo com a vitória da Portuguesa sobre o Sport por 2 a 1, em Recife, garantiu a última vaga à Série A.

Com o empate, o América terminou em quarto lugar com 63 pontos. A Portuguesa, com o triunfo fora de casa, chegou a 62 pontos e terminou a competição em quinto lugar. A Ponte Preta terminou a Série B em 14º lugar com 48 pontos.

A partida foi dramática até o final. O América, que não atuou bem, foi pressionado no primeiro tempo. Na etapa final, o time mineiro melhorou um pouco, mas sem conseguir equilibrar as forças diante da Ponte Preta.

Com a classificação à primeira divisão, o América se juntou à Coritiba, Bahia e Figueirense, que já haviam conquistado antecipadamente o acesso à Série A.

O jogo

Apesar de não ter objetivo na competição, a Ponte Preta dominou o primeiro tempo, pressionou o adversário e esteve sempre mais perto de abrir o placar. Precisando vencer, o América teve atuação apática na etapa inicial, pouco produziu e empate sem gols ficou de bom tamanho.

Assim que a bola rolou no Moisés Lucarelli, a Ponte Preta partiu para cima do time mineiro e criou oportunidades para marcar. Aos 18min, o zagueiro americano Gabriel tentou cortar uma bola cruzada na área e acertou o próprio travessão.

O lance mostrou a desestabilidade do setor defensivo do América, que não conseguiu segurar, no primeiro tempo, as investidas do ataque da Ponte, principalmente com Pablo Escolar e Daniel Lovinho. No ataque, o time mineiro não deu trabalho ao goleiro Gilson.

Na segunda metade do primeiro tempo, o América tentou equilibrar a partida e passou a manter mais a posse de bola. Porém, a Ponte Preta permaneceu mais ousada e levando perigo ao gol de Flávio. Aos 35min, Daniel Lovinho, em jogada individual, passou por dois marcadores e chutou para defesa do goleiro americano.

A pressão da Ponte Preta permaneceu no segundo tempo. Aos 9min, Reis recebeu livre, de frente ao gol, e chutou, mas a bola desviou e saiu a escanteio.

O América respondeu aos 12min. Num contra-ataque rápido, o lateral Sheslon recebeu na frente, em velocidade, invadiu a área e chutou na saída do goleiro Gilson, que conseguiu tocar na bola e evitar o gol.

O time mineiro conseguiu segurar um pouco a Ponte Preta e chegou a criar oportunidades. Num final dramático, o América segurou o empate fora de casa, que foi suficiente para garantir o retorno à primeira divisão nacional.

Ficha da Partida

Ponte Preta Ponte Preta Técnico: Givanildo
1. Gilson
2. Guilherme
4. Naldo
4. Diego
6. Bruno Collaço
5. Escobar
7. Josimar
8. Souza
14. Galvão
10. Pablo Escobar
15. Matheus
9. Reis
18. Richard Falcão
11. Daniel Lovinho
0 0
América-MG América-MG Técnico: Mauro Fernandes
1. Flávio
3. Otávio
6. Preto
4. Gabriel
2. Sheslon
5. Dudu
8. Leandro Ferreira
9. Helton Luiz
16. Thiago Silvy
11. Rodrigo
10. Irênio
15. Nando
7. Fábio Júnior

Data: 27/11/2010 - 17h00

Local: Moisés Lucarelli

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique

Auxiliares: Ricardo de Almeida e Rodrigo Pereira Joia

Público: 1.427

Renda: R$ 17.445

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host