UOL Esporte Futebol
 
LÚCIO TÁVORA/AGÊNCIA A TARDE/AE

Adriano (e), artilheiro do Bahia, comemora um de seus gols diante da Portuguesa

13/11/2010 - 22h54

Bahia vence Portuguesa e volta à elite após sete anos; Figueira também sobe

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Após sete anos longe da elite, o Bahia finalmente retornou à primeira divisão do futebol brasileiro neste sábado. O acesso veio após uma convincente vitória pelo placar de 3 a 0 diante da Portuguesa, que ainda briga por uma vaga no G-4. O atacante Adriano, com dois gols ainda no primeiro tempo, foi o responsável por iniciar a festa no lotado estádio de Pituaçu, que contou com cerca de 32 mil torcedores. O zagueiro Nen fechou o placar com um gol nos acréscimos.

Depois de cair para a Série B no ano de 2003, o Bahia foi além em 2005 e foi rebaixado para a terceira divisão. Porém, a equipe baiana conseguiu retornar à divisão de acesso em 2008 e, dois anos depois, finalmente volta à Série A do Campeonato Brasileiro. "É muita emoção, é muita felicidade. Nossa equipe demonstrou muita força e não tinha como ficar de fora da Série A não", comemorou o lateral Ávine.

Com a vitória, o Bahia chega aos 65 pontos, confirma sua presença no G-4 e de quebra facilita o acesso do Figueirense, que também garantiu uma vaga na elite com este resultado. O time baiano, agora, é o único que pode tirar o título do Coritiba (70). Para que isto aconteça, são necessários dois triunfos do Bahia e duas derrotas do time paranaense nestas últimas rodadas. Caso o Coritiba empate um destes confrontos, a decisão iria para o saldo de gols.

Já a Portuguesa, que estaciona nos 56 pontos, complica seu possível retorne à elite, mas segue com chances. A disputa pela quarta vaga agora ficou restrita entre o time rubro-verde, o América-MG (59) e o Sport (56). Nas duas últimas partidas, a equipe paulista terá pela frente o Ipatinga, no estádio do Canindé, e o próprio Sport, na Ilha do Retiro, na 38ª e última rodada da Série B.

Um dos destaques desta Série B, Adriano iniciou a festa em Pituaçu logo aos 6min de jogo. O atacante foi lançado por Ávine na grande área e bateu de perna direita na saída de Weverton. Em seguida, o Bahia seguiu pressionando e Adriano chegou ao seu 14º gol na competição, se isolando na artilharia da equipe. Desta vez, o camisa 9 pegou sobra de escanteio e arriscou de fora da área; a bola desviou em Preto Costa e foi para as redes, aos 25min.

“Vamos manter a seriedade porque a Portuguesa é um time muito bom. Precisamos de um pouquinho mais de seriedade no passe porque temos condições de ampliar”, declarou o técnico Márcio Araújo, na saída para o intervalo. “A gente não pode ter dois erros assim. Precisamos colocar a bola no chão para reagir”, respondeu o volante Gláuber, da Portuguesa. Logo no início da etapa final, aos 4min, o Bahia teve grande chance de ampliar.

Adriano invadiu a área e foi empurrado pelo zagueiro Preto Costa. Pênalti. Porém, o atacante Jael mandou nas mãos do goleiro Weverton no canto direito e desperdiçou sua segunda penalidade consecutiva (havia perdido contra o Coritiba, no mesmo Pituaçu, na terça-feira retrasada). O pênalti perdido, porém, não tirou a alegria dos torcedores, que apoiaram Jael e começaram a gritar seu nome.

Já a Portuguesa aproveitou a cobrança desperdiçada pelo atacante do Bahia para crescer na partida. O time rubro-verde começou a pressionar o adversário em seu campo e as chances começaram a aparecer. Dodô, em lindo chute colocado defendido pelo goleiro Omar, e Fabrício, em finalização por cima do gol, da pequena área, assustaram os aficionados presentes no estádio de Pituaçu, que aos poucos foram diminuindo a cantoria.

Diante de tanta pressão, o goleiro Omar começou a se destacar e fez mais duas ótimas defesas; uma em chute de Marco Antônio e outra em cobrança de falta do lateral Paulo Sérgio. Ciente da dificuldade que seu time passava, a torcida do Bahia voltou a empurrar a equipe aos gritos de “vamos subir esquadrão” e assim o Bahia completou a vitória com um gol do zagueiro Nen, já nos acréscimos da partida.

Ficha da Partida

Bahia Bahia Técnico: Márcio Araújo
1. Omar
2. Ananias
3. Alison
4. Nen
6. Ávine
5. Fábio Bahia
7. Marcone
8. Hélder
10. Morais
9. Adriano
11. Jael
3 0
Portuguesa Portuguesa Técnico: Sérgio Guedes
1. Weverton
4. Preto Costa
3. Maurício
2. Paulo Sérgio
5. Ademir Sopa
15. Marcos Paulo
8. Marco Antônio
11. Gláuber
6. Romano
16. Athirson
10. Héverton
9. Fabinho
7. Dodô
18. Zé Carlos

Data: 13/11/2010 - 21h00

Local: Estádio de Pituaçu

Árbitro: Leandro Vuaden

Auxiliares: Alexandre Kleiniche e Cleriston Rios

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host