UOL Esporte Futebol
 
RODRIGO COCA/FOTO ARENA/AE

Atacante Ciro comemora após marcar para o Sport em confronto contra a Portuguesa

04/09/2010 - 17h43

Sport vira sobre a Portuguesa, embala na Série B e quebra tabu histórico

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Uma simples vitória dentro de casa seria suficiente para recolocar a Portuguesa no G-4 da Série B. Mas o time paulista sucumbiu ao bom momento do Sport, perdeu de virada por 2 a 1, ampliou a sequência para seis jogos sem vitória e deixou o técnico Vadão ainda mais pressionado no cargo. Por outro lado, o rival pernambucano embala e coloca ponto final num tabu histórico no confronto.

Até então, o Sport jamais havia vencido a Lusa em São Paulo. Antes do jogo deste sábado, haviam ocorrido 13 partidas, sendo oito vitórias dos anfitriões e cinco empates. Com o fim desse tabu, o time de Geninho chegou ao seu oitavo jogo sem ser derrotado e subiu para 27 pontos, apenas quatro a menos que o Bahia, atual quarto colocado.

Já a Lusa estaciona em 28 pontos e segue fora do grupo dos quatro melhores. Parte disse vem sendo sendo seu desempenho no Canindé. Foi a terceira derrota seguida (antes, Ponte Preta e Bahia). Com isso, o técnico Vadão corre o risco de ser demitido pela diretoria do elenco paulista.

O começo do duelo no Canindé foi até certo ponto equilibrado. As duas equipes adotaram fortes marcações. Mesmo assim, as oportunidades ocorriam. Aos 5min, Zé Carlos cabeceou fraco e facilitou a defesa de Magrão. Oito minutos depois, Weverton evitou o tento dos pernambucanos.

Após um início igual, o Sport encontrou mais espaços, e o experiente Marcelinho Paraíba ditava o ritmo dos visitantes. No entanto, não souberam aproveitar o bom momento. Até tinham mais posse de bola, mas levavam pouco perigo. Por outro lado, a Portuguesa cresceu. Só não abriu o placar graças a duas boas defesas de Magrão.

Na principal, aos 30min, Dodô foi lançado, teve tempo de pensar, mas bateu em cima do goleiro rival. A insistência da Lusa foi premiada. Aos 38min, o zagueiro Thiago Gomes aproveitou belo cruzamento de Fabrício e, de cabeça, fez 1 a 0. “Precisamos ter atenção. O Sport é muito perigoso”, comentou o autor do gol.

Ele tinha razão. O time treinado por Geninho voltou melhor. Logo no primeiro minuto, Ciro tocou de letra e viu a bola raspar a trave do gol da Lusa. Depois, aos 9min, Renato exigiu uma difícil defesa de Weverton. A pressão deu certo. Aos 14min, Ciro recebeu na direita e bateu cruzado. 1 a 1.

O gol foi balde de água fria nos donos da casa, que se mostraram nervosos. O Sport, por outro lado, aproveitou essa instabilidade e virou o marcador. Aos 23min, a bola bateu no travessão de Weverton. No rebote, Wilson tocou com classe e anotou o segundo, selando a vitória dos visitantes.

As duas equipes voltam a jogar na próxima terça-feira na abertura do segundo turno da Série B. A Portuguesa viaja até Goiânia para enfrentar o desesperado Vila Nova-GO. Já o Sport recebe o Brasiliense, na Ilha do Retiro.

PORTUGUESA 1 X 2 SPORT

PORTUGUESA
Weverton; Domingos, Thiago Gomes (Malaquias) e Maurício; Paulo Sérgio, Acleisson, Marco Antonio (Fabinho), Heverton e Fabrício; Dodô (Luis Ricardo) e Zé Carlos
Técnico: Vadão

SPORT
Magrão; Renato, Montoya (Fabrício), César e Dutra; Tobi, Germano, Daniel Paulista e Marcelinho Paraíba (Igor); Wilson e Ciro (Zé Antonio).
Técnico: Geninho

Data: 04/09/2010 (sábado)
Horário: 15h50 (de Brasília)
Local: Canindé, em São Paulo (SP)
Arbitragem: João Batista de Arruda (RJ)
Auxiliares: Marcia Lopes Caetano (Fifa/RO) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ)
Cartões amarelos: Montoya e Daniel Paulista (Sport); Acleisson e Fabrício (Portuguesa)
Gols: Thiago Gomes, aos 38min do primeiro tempo; Ciro, aos 14min, e Wilson, aos 23min do segundo tempo

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host