UOL Esporte Futebol
 
10/08/2010 - 22h54

Geninho estreia bem, muda equipe no 2º tempo e Sport vira sobre o Figueirense

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Anunciado na manhã desta terça-feira como novo técnico do Sport, Geninho surpreendeu, comandou a equipe do banco de reservas da Ilha do Retiro poucas horas depois de chegar a Recife, mudou o time com duas alterações no segundo tempo, e conseguiu vencer o Figueirense de virada por 2 a 1 pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

A vitória é a primeira do Sport depois de uma série de cinco jogos sem resultados positivos na Série B - três derrotas e dois empates nas últimas rodadas. Com os três pontos conquistados nesta terça-feira, a equipe pernambucana mantém-se na 16ª posição, mas empatada em pontos com o Bragantino, primeiro time dentro da zona de rebaixamento.

Já o Figueirense, que controlava o jogo e permitiu a virada, chega à sua primeira derrota no pós-Copa do Mundo. Depois da parada, a equipe de Florianópolis somava três vitórias e dois empates. Se vencesse na Ilha do Retiro, chegaria à liderança da Série B. Com a derrota, foi ultrapassado pela Portuguesa e caiu para a terceira colocação, com 25 pontos.

O Figueirense volta a jogar esta semana. Na sexta-feira, recebe o Ipatinga no Orlando Scarpelli. Já o Sport vai até Bragança Paulista, em São Paulo, para visitar o Bragantino na tarde de sábado. Até lá, Geninho deve comandar seus primeiros treinamentos na volta ao Sport, equipe que já treinara em 2007.

O jogo

Depois de apenas conversar com os atletas na chegada a Recife, Geninho optou por treinar o Sport do banco de reservas, mas não fez grandes modificações táticas na equipe, que tinha contra si ainda o cansaço, desgastada depois de jogar um clássico com um jogador a menos há três dias.

Assim, o Sport continuou a criar pouco e deixar espaços na defesa no primeiro tempo de jogo. Em um desses vacilos, aos 6min, Reinaldo tocou para Willian, que chutou cruzado e mandou a bola rente à trave esquerda de Magrão.

Depois, o jogo ficou morno, com poucos ataques efetivos tanto para Figueirense quanto para Sport. A partida só voltou a empolgar nos cinco minutos finais do primeiro tempo. Primeiro, aos 41min, Maicon chutou de longe e Magrão quase engoliu um frango. No lance seguinte, escanteio batido da esquerda, a bola desviou no primeiro pau e sobrou para Jeovânio, livre na pequena área, marcar.

Aos 47min, quase que o Figueira ainda ampliou. Lucas cruzou da direita na cabeça de Willian, que cabeceou bem, mas mandou a bola à esquerda do gol de Magrão.

Parecendo abalado com o gol sofrido, o Sport voltou desatento para a segunda etapa e só não levou o segundo porque Willian falhou na frente de Magrão. Cara a cara, ele chutou no peito do goleiro ótima chance em contra-ataque.

Quando conseguiu se controlar e colocar a bola no chão, como pediu Geninho no intervalo, o Sport cresceu e começou o duelo Ciro x Wilson. Aos 3min, Eduardo Ramos cruzou da direita, o atacante se antecipou ao goleiro, mas mandou para fora. Aos 17min, ele arriscou de longe e Wilson pegou. Quatro minutos depois, chute a queima-roupa e ótima defesa do camisa 1.

Aos 25min, em lance muito polêmico, Ciro venceu o goleiro pela primeira vez. Ele chutou da entrada da área e Wilson defendeu. O camisa 1, porém, não agarrou a bola, esperando para fazer cera. No chão, Ciro esticou o pé para tentar derrubá-lo. Wilson pulou da falta, escorregou, caiu sobre a bola e desta vez não conseguiu agarrá-la. Ciro pegou o rebote e chutou para o gol vazio. Em cima da linha, Roger Carvalho tirou com o cotovelo, mas claramente sem a intenção de cometer a infração, já que estava com o restante do braço atrás do corpo. O árbitro Francisco Carlos do Nascimento viu pênalti, que Ciro cobrou no meio para empatar.

A pressão do Sport continuou e a estrela de Geninho brilhou. Depois de tirar o atacante Nadson e colocar o volante Marcel no intervalo, visando aumentar a posse de bola do time e a marcação no meio-campo, o treinador voltou a mudar a postura da equipe ao trocar Eduardo Ramos, muito vaiado, por Dario, deixando o Sport mais ofensivo.

E foi exatamente Dario que, aos 30min, driblou Coutinho, mandou um torpedo de fora de área, indefensável para Wilson, e virou o jogo. Apesar do placar favorável, o Sport continuou atacando e teve mais duas boas chances de marcar, com Dario e Ciro, sempre parando no goleiro do Figueirense.

SPORT 2 X 1 FIGUEIRENSE

Sport
Magrão; Renato, Igor, César e Dutra; Germano, Daniel Paulista (Zé Antônio), Eduardo Ramos (Dairo) e Elton; Ciro e Nádson (Marcel)
Técnico: Geninho

Figueirense
Wilson; Lucas, João Felipe, Roger Carvalho e Jeovânio, Juninho, Coutinho, Maicon (Roberto) e Reinaldo; Fernandes (João) e Willian (Marcelo Nicácio)
Técnico: Márcio Goiano

Local: Ilha do Retiro, em Recife-PE
Data: 10/08/2010 (terça-feira)
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL)
Auxiliares: Carlos Jorge Titara da Rocha e Rondinelle dos Santos Tavares (ambos das AL)
Cartões Amarelos: Nadson, Magrão e Ciro (Sport); Maicon e Renato (Figueirense)
Gols: Jeovânio aos 41min do primeiro tempo (Figueirense); Ciro aos 25min e Dairo aos 30min do segundo tempo (Sport).

 



 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host