UOL Esporte Futebol
 
27/07/2010 - 22h55

Duque de Caxias surpreende, vence de virada o Sport e sai da zona da degola

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Em casa e diante de uma das piores equipes da Série B. Teoricamente, o Sport tinha tudo se recuperar e dar salto na tabela. Chegou a fazer 1 a 0 e dominava a partida. Mas o Duque de Caxias encontrou forças, virou para 2 a 1, em plena Ilha do Retiro, e, de quebra, deixou a zona de rebaixamento.

Aliás, essa é a segunda vitória consecutiva da equipe treinada por Gilson Kleina --antes, Vila Nova-GO. Com isso, sobe para 12 pontos e ultrapassa o próprio Sport, que permanece com 11 pontos, conhece seu segundo revés seguido na Série B do Brasileiro (no sábado, caiu diante do Coritiba) e volta a rondar a zona da degola.

“Quando estávamos com um jogador a mais, não conseguimos aproveitar para marcar mais gols. Eles tiveram duas bolas e mataram a partida. Precisamos conversar. Assim não pode continuar”, lamentou o zagueiro Igor.

Antes da partida, o técnico Toninho Cerezo queria uma equipe pressionando o rival. E foi justamente o que aconteceu no primeiro tempo. Com menos de 30s, o Sport perdeu uma oportunidade. Nadson foi lançado, bateu e viu o goleiro Erivelton evitar o primeiro. Logo depois, foi a vez de Eduardo Ramos quase abrir o marcador.

Esse foi o panorama de boa parte da etapa inicial. O Sport tomava a iniciativa da partida, enquanto o Duque de Caxias chegava pouco ao ataque e transformava o goleiro Magrão num mero espectador. A postura dos donos da casa deu certo. Aos 35min, Ciro aproveitou cruzamento de Moisés e, de cabeça, fez 1 a 0.

“Nosso time veio de uma derrota. E tínhamos que ir para cima. Demonstramos certa ansiedade no começo, mas isso é normal. Fizemos o gol e podemos aumentar o marcador”, disse o autor do gol dos pernambucanos. Já o técnico do Duque de Caxias, Gilson Kleina, foi para o intervalo otimista. “Melhoramos e podemos virar o jogo”, comentou.

No começo, seu objetivo parecia algo impossível. O Duque de Caxias time voltou até certo ponto nervoso. Para piorar, logo aos 4min, Roberto Lopes fez uma falta violenta e acabou recebendo cartão vermelho. No entanto, o Sport não soube aproveitar a vantagem numérica e ainda foi surpreendido. Aos 19min, Alexandro cobrou pênalti e deixou tudo igual.

O time de Toninho Cerezo não tinha alternativa e se mandou para o ataque. Mas isso não funcionou. E pior: por incrível que pareça, o Duque de Caxias encontrou mais espaços. Aos 30min, Dutra fez falta, também foi expulso e deixou o Sport com dez em campo. Logo depois, Danilo Rios bateu cruzado e virou. 2 a 1.

O Sport volta a jogar pela Série B somente no dia 7 de agosto (sábado), quando faz o clássico pernambucano diante do Náutico, no estádio dos Aflitos. Um dia antes, o Duque de Caxias terá pela frente o América-MG, fora de casa.

SPORT 1 X 2 DUQUE DE CAXIAS

SPORT
Magrão; Renato, Igor, César e Dutra; Tobi (Zé Antonio), Germano, Moisés (Kássio) e Eduardo Ramos; Nádson (Adriano Pimenta) e Ciro
Técnico: Toninho Cerezo

DUQUE DE CAXIAS
Erivelton; Fábio Braz, Edson, Mancuso; Amaral, Roberto Lopes, Leandro Teixeira, Marquinho e Paulo Rodrigues (Danilo Rios); Léo Guerreiro (Alexandro) e Somália (André Luis)
Técnico: Gilson Kleina

Data: 27/07/2010 (terça-feira)
Horário: 21h (de Brasília)
Local: estádio da Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Árbitro: Claudio Francisco Lima e Silva (SE)
Auxiliares: Cleriston Clay Barreto Rios e Rubens dos Santos Filho (ambos do SE)
Cartões amarelos: Danilo Rios, Fábio Braz e Leandro Teixeira (Duque de Caxias)
Cartões vermelhos: Roberto Lopes (Duque de Caxias); Dutra (Sport)
Gols: Ciro, aos 35min do primeiro tempo; Alexandro, aos 20min, e Danilo Rios, aos 31min do segundo tempo

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host