UOL Esporte Futebol
 
17/07/2010 - 18h18

Com fim polêmico e gol de goleiro, Paraná empata com Guará aos 53min do 2ºT

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Com final polêmico na Vila Capanema, o Paraná evitou a derrota neste sábado com um gol de pênalti de goleiro aos 53min do segundo tempo, garantindo um empate por 1 a 1 diante do Guaratinguetá, em duelo válido pela nona rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A marcação da penalidade nos minutos finais da partida provocou a revolta dos jogadores do time paulista.

“Eu trabalho, tenho família, isso é uma vergonha. É um time de homens, a arbitragem não pode fazer isso com nós. É ridículo o que o árbitro fez com a gente”, reclamou Gustavo Bastos, zagueiro do Guaratinguetá que foi ‘obrigado’ a tentar defender o pênalti do goleiro Juninho no último lance da partida, já que as três substituições do time visitante já haviam sido feitas.

Com o resultado, o Guaratinguetá chega a 16 pontos e perde a oportunidade tanto de assumir a vice-liderança como de conquistar uma vaga no G-4. O Paraná, que passa por problemas financeiros, consegue um empate heróico, alcança a invencibilidade de 15 jogos na Vila Capanema e assume a quarta colocação na tabela - também com 16 pontos, mas com maior número de vitórias.

Muita marcação no início do jogo, principalmente do lado do Guaratinguetá, que não concedia espaços ao time da casa. O Paraná, por sua vez, tentava em vão criar jogadas através da ligação direta. Até que um lance polêmico deu ao time do técnico Marcelo Oliveira a primeira grande chance na partida, através de cobrança de pênalti.

Leandro Bocão bateu no canto direito e Jaílson salvou o Guaratinguetá de ficar em desvantagem no placar. Praticamente no lance seguinte, Lúcio Flávio foi derrubado dentro da área e o árbitro viu mais uma penalidade na partida, desta fez para o outro lado. O próprio atacante foi para a cobrança e, com muita categoria, bateu com cavadinha e fez um ‘golaço de pênalti’ na Vila Capanema.

Sem muita paciência e com muita pressa em campo, o Paraná não conseguia assustar o bem postado time do Guaratinguetá e deixou o gramado sob vaias ao final da etapa inicial. “Agora é correr atrás do prejuízo”, falou Marcelo Toscano, antes cobrador oficial de pênaltis da equipe do Paraná.

“O 1 a 0 é um pouco complicado, o campo está pesado, temos que ir em busca do resultado positivo dando a vida”, analisou Rocha, zagueiro do time paulista. E o Paraná voltou melhor no segundo tempo e logo aos 4min criou uma ótima oportunidade. Depois de jogada bem trabalhada, Marcelo Toscano recebeu na entrada da área e tentou buscar o ângulo, mas chutou para fora.

O time da casa seguiu pressionando, e Marcelo Toscano perdeu outra boa chance de empatar a partida. A pressão aumentou a partir dos 40min, quando Goebber foi expulso e deixou o time do Guaratinguetá com um homem a menos em campo. Quando tudo parecia perdido, o árbitro viu pênalti em uma cobrança de falta a favor do Paraná, o que revoltou os jogadores do Guará e até causou uma briga no banco de reservas. Gercimar acabou expulso por colocar a mão na bola dentro da área e o goleiro Jaílson por reclamar com o árbitro.

Como as três alterações já haviam sido feitas, o zagueiro Gustavo Bastos precisou ir para o gol, mas não conseguiu defender a cobrança do goleiro Juninho e evitar o empate. “Fico feliz de ter essa oportunidade ao grupo de empatar o jogo. O grupo tem vergonha sim. Nos minutos finais eu não peguei na bola”, disse o goleiro do Paraná.

PARANÁ 1 x 1 GUARATINGUETÁ

Paraná
Juninho; Alessandro Lopes, João Leonardo e Diego Corrêa (Diogo); Murilo (Flavinho), Chicão, João Paulo, William (Somália) e Gilson; Leandro Bocão e Marcelo Toscano.
Técnico: Marcelo Oliveira. 

Guaratinguetá
Jailson; Leandro (Fábio Silva), Everton, Gustavo e Renato Peixe; Marilson, Marcinho, César Santiago (Gercimar) e Goeber; Tozim e Lúcio Flávio (Guarú)
Técnico: Roberval Davino

Local: estádio da Vila Capanema, em Curitiba-PR
Data: 17/07/2010 (sábado)
Árbitro: Marcos André Gomes da Penha (ES)
Assistentes: José Ricardo Maciel Linhares (ES) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
Público: 1.752 pagantes
Renda: R$ 32.165,00
Cartões amarelos: Gustavo Bastos, Marcinho, César Santiago (Guaratinguetá)
Cartões vermelhos: Jaílson, Goebber (Guaratinguetá)
Gols: Lúcio Flávio, aos 26min do primeiro tempo; Juninho, aos 53min do segundo tempo

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host