UOL Esporte Futebol
 
28/11/2009 - 19h12

Juventude perde do Guarani e está rebaixado para a Série C

Do UOL Esporte
Em Porto Alegre
O Juventude está rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro. Para escapar, precisava vencer seu jogo contra o Guarani, neste sábado, em Campinas, e ainda contar com a ajuda de pelo menos um resultado paralelo. Mas o clube gaúcho acabou sendo derrotado por 2 a 1 e desabou para a terceira divisão.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
6min - Cruzamento da direita e Dão aparece de surpresa na área do Juventude, mas erra o chute e a bola vai para fora.
10min - GOL DO GUARANI!!!
No contra-ataque pela esquerda, Glauber se infiltra na área e bate na saída do goleiro Juninho, acertando o canto esquerdo.
30min - Bruno Teles levanta para a área, Da Silva desvia de cabeça, mas Zezinho, na pequena área, não alcança e desperdiça na cara do gol.
SEGUNDO TEMPO
2min - GOL DO GUARANI!!!
Contra-ataque rápido pela esquerda e Adriano Gabiru é lançado em situação discutível de impedimento, mas entra na área e desvia de Juninho, acertando as redes.
17min - GOL DO JUVENTUDE!!!
Cruzamento de escanteio, com desvio no primeiro pau, e o zagueiro Douglas aparece para meter com o bico da chuteira para dentro da meta do Guarani.
25min - Lopes manda a bomba no poste do goleiro Léo e no rebote Ivo desperdiça, chutando para fora.
LEIA MAIS SOBRE O JUVENTUDE
PÁGINA DO GUARANI
BRASILEIRO DA SÉRIE B
A queda dá sequência a um calvário que começou em 2007, quando o Alviverde, após 13 anos na Série A nacional, caiu para a B. Já nessa divisão, em 2008 foi apenas o 8º colocado, e neste 2009 encerra a competição como 17º.

O Guarani, que com a vitória em casa ajudou o clube gaúcho a ser rebaixado, já não tinha mais nada a fazer na última rodada do campeonato, pois sua ascensão à elite havia sido assegurada no final de semana anterior. O time de Campinas ficou com o vice-campeonato, atrás apenas do Vasco.

Buscando se agarrar a qualquer aspecto que pudesse favorecê-lo, o Juventude começou sua desesperada jornada deste sábado se atrasando em cerca de 15 minutos para entrar em campo. A expectativa era a de obter a pequena vantagem de ver os três jogos que lhe interessavam - dos concorrentes à queda, Ipatinga, Brasiliense e América-RN - começarem mais cedo.

Assim que a bola rolou a estratégia foi a de se jogar para a frente, buscando o gol cedo. O time chegava a se atrapalhar nas conclusões dos lances ofensivos, tamanha a ansiedade dos atletas. O Guarani, ao contrário, esbanjava tranquilidade e na primeira boa oportunidade criada abriu o placar, aos 10min, através do meia Glauber.

Com a desvantagem e sem outra alternativa, o time de Caxias do Sul seguiu mais agressivo, pressionando, mas sem nenhum acerto nas finalizações. Nervosos e reclamando muito da arbitragem, os jogadores viram a partida ir para o intervalo, momento em que o meia Lopes manteve o otimismo quanto à possibilidade de vitória: "Só precisamos ter mais calma, pois estamos criando as chances e só não estamos concluindo bem".

IPATINGA SE SALVA

Na despedida do técnico Dorival Júnior, foi o Ipatinga que brilhou ao vencer o Vasco por 2 a 0, neste sábado, no estádio Ipatingão, em Minas Gerais, pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a equipe da casa afastou qualquer possibilidade de rebaixamento e terminou a competição com 48 pontos, em 15º. Já o Cruzmaltino, líder absoluto, manteve os 76.

Enquanto isso, pelo lado do Guarani, tudo era alegria, como registrou o artilheiro Glauber, ao declarar que "é muito bom fazer um gol num momento desses, num jogo que é de festa, mas no qual estamos nos empenhando ao máximo para honrar o ingresso pago por cada torcedor".

O técnico do Juventude, para tentar evitar o fracasso que parecia inevitável, voltou para o segundo tempo com um meia, Ivo, no lugar do lateral-esquerdo Bruno Teles. Mas a tentativa mal começou a ser testada e veio o segundo gol do Guarani. No contra-ataque em velocidade, o meia Adriano Gabiru foi lançado e, em discutível situação de impedimento, mandou para o fundo da meta, fazendo o 2 a 0.

A partir de então o pânico se instalou de vez entre os jogadores do Juventude, cada vez mais desorganizados e afobados nas suas tentativas. Mesmo assim, numa cobrança de escanteio, no sufoco, o zagueiro Douglas conseguiu descontar.

O gol deu um alento ao Alviverde para a meia hora final de jogo, mas a manutenção da pressão sobre os donos da casa não foi suficiente para sequer igualar a partida. Assim, o Juventude viveu neste sábado o pior dos dias e volta para casa rebaixado para a terceira divisão.

GUARANI 2x1 JUVENTUDE

Guarani
Douglas (Léo); Maranhão, Dão, Bruno Aguiar (Márcio Alemão) e Eduardo; Luciano Santos, Léo Mineiro, Glauber e Adriano Gabiru (Carlos César); Ricardo Xavier e Fabinho
Técnico: Vadão

Juventude
Juninho; Luiz Felipe (Tiago Renz), Douglas, Da Silva e Bruno Teles (Ivo); Walker, Leanderson, Bruno e Lopes; Zezinho e Marcos Denner (Mendes)
Técnico: Ivo Wortmann

Data: 28/11/2009 (sábado)
Local: Estádio Brinco de Ouro, em Campinas (SP)
Árbitro: Alicio Pena Júnior (MG)
Auxiliares: Helberth Costa Andrade e Marconi Vieira (MG)
Cartões amarelos: Eduardo, Glauber, Carlos César (Guarani); Bruno (Juventude)
Gols: Glauber (a 10min do 1º tempo); Adriano Gabiru (a 2min) e Douglas (aos 17min do 2º tempo)

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host