UOL Esporte Futebol
 
21/11/2009 - 19h03

Rodada da Série B define retornos históricos à elite; queda está em aberto

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Com uma rodada de antecipação, Ceará, Guarani e Atlético-GO se juntaram neste sábado ao Vasco e asseguraram vaga na elite nacional em 2010. Os três clubes consolidaram as posições no G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro e garantem retornos históricos à primeira divisão. O Fortaleza sacramentou sua queda e fará companhia a ABC e Campinense na lista dos rebaixados. O quarto time da zona do descenso será conhecido apenas na última rodada, no próximo fim de semana.

Ceará, Guarani e Atlético-GO não podem ser alcançados pela quinta colocada Portuguesa ou o sexto, Figueirense, que sequer fez sua parte contra o Duque de Caxias e permanece na Série B na próxima temporada.

Atlético-GO e Guarani, aliás, conquistaram o segundo acesso consecutivo. O time do centro-oeste foi campeão da Série C em 2008, enquanto os paulistas terminaram na segunda colocação. Após apenas uma temporada na segunda divisão, os dois clubes sobem para a elite nacional.

Rebaixado no Campeonato Paulista, o Guarani vive situação bem diferente na Série B. Mesmo após o empate contra o Ceará na última partida, a equipe de Campinas entrou na penúltima rodada com a confortável vantagem de poder até perder para o Bahia. E foi o que aconteceu. Os comandados do técnico Paulo Bonamigo venceram por 2 a 0, afastaram definitivamente a ameaça de rebaixamento, mas não impediram a festa bugrina.


A última vez em que o Guarani disputou a Série A foi em 2004. Sem a mesma comodidade na tabela, Ceará e Atlético-GO fizeram sua parte ao vencer e protagonizaram ascensões históricas neste sábado. A equipe cearense retorna à primeira divisão após 16 anos e o clube goiano terá sua primeira participação na Série A em 22 anos.

O Ceará superou a Ponte Preta por 2 a 1 chegou aos 67 pontos e assumiu a vice-liderança - o Vasco já conquistou o título após a vitória na 36ª rodada. Já o Atlético-GO venceu o Juventude por 3 a 1 e colocou o clube gaúcho na zona do rebaixamento com 44 pontos.

A equipe do Rio Grande do Sul visita o Guarani na 38ª rodada e terá que torcer contra Ipatinga-MG, Brasiliense ou América-RN para permanecer na Série B. Com a derrota neste sábado, o Fortaleza amarga o rebaixamento ao lado de ABC e Campinense.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host