UOL Esporte Futebol
 
21/11/2009 - 18h57

América-RN vence, melhora sua situação e complica o Ipatinga

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte
Um gol, marcado pelo zagueiro Júlio Terceiro, no 1º minuto da etapa inicial, definiu a vitória do América-RN, por 1 a 0, sobre o Ipatinga, neste sábado, no estádio Machadão, em Natal. Com o resultado, os dois clubes inverteram suas situações na série B do Brasileiro. Enquanto o time americano se afastou da zona de rebaixamento, a equipe ipatinguense aumentou o seu risco de queda para a Série C em 2010.

Antes de a bola rolar, o Ipatinga tinha 45 pontos, três a mais que os donos da casa, com 42. Como o time mineiro não conseguiu segurar o ímpeto americano, que contou com o apoio entusiasmado de seus torcedores, que compareceram em grande número ao estádio, foi ultrapassado pelo seu adversário. O clube mineiro só não terminou a penúltima rodada da série B na zona de degola, por causa da derrota do Juventude, em casa, para o Atlético-GO, por 3 a 1, que colocou o time de Caxias do Sul entre os quatro que caem.

Para escapar da série C, sem precisar torcer por resultados negativos de seus concorrentes diretos, o Ipatinga precisa vencer o campeão Vasco, na rodada final, sábado que vem, às 17h, no Ipatingão. Derrota ou empate farão com que o time mineiro fique na dependência dos jogos de Juventude, Brasiliense e América, que enfrentam, respectivamente, Guarani, Vila Nova e Ceará.

Além do Ipatinga, somente o time do Distrito Federal, atuará como mandante, enquanto Juventude e América-RN visitarão seus adversários. A situação do Ipatinga, no entanto, é complicada pelo fato de ser o time com o menor número de vitórias, primeiro critério de desempate, entre os quatro que lutam para escapar da última vaga no rebaixamento.

Mal a bola rolou, o zagueiro Júlio Terceiro balançou as redes de João Carlos, no 1º minuto, aproveitando cruzamento da direita, para bater rasteiro. A torcida americana ficou na expectativa de outros gols na sequência o que não aconteceu. O Ipatinga, que começou atuando em um esquema bastante defensivo - 3-6-1 -, conseguiu equilibrar a partida e chegou a mandar duas bolas na trave do goleiro Rodolpho.

Aos 24min, o técnico Flávio Lopes tirou o meia Evandro, que entrou como camisa 9, colocando um segundo atacante, Joabe, revelado pelo Cruzeiro, para formar dupla com Diego Silva. Apesar de endurecer a partida e de ter chance de buscar o empate, o primeiro tempo terminou com a vantagem americana.

"Foi um gol muito importante, por ser no início da partida, deu tranquilidade não só a nós jogadores, mas também aos torcedores, mas o jogo não está ganho, ainda tem 45 minutos", comentou Júlio Terceiro, ao deixar o gramado para o intervalo. Já o meia Reina, cobrou do Ipatinga um futebol mais ofensivo. "Vamos jogar com muita e ir mais para frente", ressaltou.

Mas não foi isso que aconteceu na maioria do segundo tempo. O América voltou mais ofensivo e criou boas oportunidades para aumentar sua vantagem. Teve um gol anulado, por impedimento, e desperdiçou chances, especialmente com o atacante Lúcio, as melhores aos 24 e 28 minutos, respectivamente.

Nos minutos finais do jogo e após a entrada do atacante Márcio Diogo, no lugar do volante Fernando Miguel, o Ipatinga ficou mais ofensivo e desperdiçou chances de empatar a partida. Aos 37min, o clube mineiro acertou a trave do América, pela terceira vez no jogo, e, no rebote, Thiago Mathias, livre, errou o alvo e mandou a bola para fora. O América recuou o time e conseguiu segurar a vitória, que o deixa em boas condições para permanecer na série B. Ao final do jogo, muitos torcedores invadiram o gramado do Machadão para comemorar o triunfo e foram contidos, com dificuldades, pela Polícia Militar.

AMÉRICA-RN 1 x 0 IPATINGA

América-RN
Rodolpho; Júlio Terceiro, Baggio e Jackson; Thoni, Ricardo Oliveira, Ramirez (Adalberto), Juninho (Rafael) e Somália; André Luís (Geovane) e Lúcio
Técnico: Francisco Diá

Ipatinga
João Carlos; Alessandro Lopes, Max e Thiago Matias; Alex Silva, Fernando Miguel (Márcio Diogo) Reina (Francismar), Evandro (Joabe) e Marinho Donizete; Diego Silva
Técnico: Flávio Lopes

Data: 21/11/2009 (sábado)
Local: Estádio Machadão, em Natal (RN)
Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (Fifa-SP)
Auxiliares: Dante Mesquita Júnior (SP) e Luiz Quirino da Costa (SP)
Cartões amarelos: Jackson, André Luiz, Geovane, Júlio Terceiro (América-RN); Marinho Donizete (Ipatinga)
Gols: Júlio Terceiro, a 1min do primeiro tempo;

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host