UOL Esporte Futebol
 
10/11/2009 - 21h31

ABC perde para o Duque de Caxias e se torna o 1º rebaixado para a Série C

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
O dia 10 de novembro de 2009 ficou marcado negativamente na história do ABC. A equipe potiguar foi derrotada pelo Duque de Caxias por 2 a 1, fora de casa, e decretou seu rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro.

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE B

TIMEPONTOSJOGOS
1) Vasco7335
2) Guarani6535
3) Ceará6335
4) Atlético-GO6235
5) Figueirense5735
A queda foi concretizada graças aos resultados dos rivais diretos na parte inferior da tabela, América-RN e Bahia. O time potiguar bateu o Figueirense, e a equipe baiana passou pelo Vila Nova-GO.

Com os dois placares, o ABC se tornou o primeiro time na terceira divisão do ano que vem. Isso porque o lanterna permaneceu com 32 pontos e poderá chegar no máximo a 41 nos três jogos restantes -marca do Brasiliense, 17º, que teve seu jogo com o São Caetano adiado por falta de energia elétrica.

Depois de conseguir o acesso da Série C para a B em 2007 com a quarta colocação, no ano seguinte o ABC terminou a temporada em 13º na segunda divisão. Mas este ano não manteve a campanha mediana e acabou rebaixado. Prova disso, é que está sob o comando de seu quarto técnico no ano.

A equipe ainda completou oito jogos sem vencer. O último triunfo foi em 29 de setembro por 2 a 1 sobre o Atlético-GO, no Frasqueirão. Depois, foram sete derrotas e apenas um empate com o Paraná.

O Duque de Caxias, ao contrário, se livrou definitivamente do rebaixamento e ganhou tranquilidade para pensar a temporada 2010. A equipe da Baixada Fluminense foi a 47 pontos e está na zona intermediária da tabela.

Nesta terça-feira, a chuva forte em Xerém deixou o gramado bastante escorregadio, dificultando o toque de bola das equipes que passaram a explorar os lançamentos e as bolas aéreas. Com isso, a partida começou morna e sem emoção.

Mas o Duque de Caxias começou melhor, explorando seu lado direito com Marquinhos que se sobressaía em cima de Brunos Barros. E foi justamente por aquele lado que chegou ao gol. Aos 19min, Edivaldo recebeu cruzamento e cabeceou para o fundo das redes.

Mas, os visitantes não se entregaram e colocaram a bola no chão. Logo depois, Zé Eduardo fez boa jogada, viu Vinícius adiantado, tocou por cima, mas o goleiro voltou a tempo de mandar para escanteio. Na segunda tentativa, no entanto, o arqueiro não teve chances. Aos 25min, Zé Eduardo invadiu a grande área pela esquerda, se livrou do zagueiro e, por cobertura, mandou para as redes. A partida seguiu equilibrada na etapa inicial com chances para ambos os lados.

Desesperado, o ABC voltou para o segundo tempo sem qualquer organização ou tática. Apenas alguns jogadores demonstravam vontade. Assim, facilitou as coisas para o adversário que tinha grande facilidade em vencer a fraca defesa.

Clayton chutou forte de dentro da área e Tiago Cardoso defendeu. Logo depois, o goleiro foi novamente exigido. Mas, aos 13 minutos, após cruzamento pela direita, Pessanha colocou seu time à frente. Após o gol, o ABC bem que tentou e foi para o tudo ou nada, mas desestruturado, não teve forças para reagir, principalmente depois de ficar com um a menos com a expulsão de Augusto Recife.

Na antepenúltima rodada da Série B de 2009, o ABC recebe o Brasiliense, no Frasqueirão, na próxima sexta-feira. No mesmo dia, o Duque de Caxias visita a Portuguesa.

DUQUE DE CAXIAS 2 x 1 ABC

Data: 10/11/2009 (terça-feira)
Local: estádio Los Larios, em Xerém
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Auxiliares: Lincoln Ribeiro Taques e Luiz Fernando Irineu da Silva (MT)
Cartões amarelos: Rafael Pedro, Zé Eduardo, Fausto, Leonardo, Marquinhos (ABC), Juninho (DUQ)
Cartões vermelhos: Augusto Recife (ABC)
Gols: Edivaldo, aos 19 minutos, Zé Eduardo, aos 25 minutos do primeiro tempo, Pessanha, aos 13 minutos do segundo tempo

Duque de Caxias
Vinícius; Marquinhos, Santiago, Pessanha e Paulo Rodrigues; Mancuso (Leandro Chaves), Leandro Teixeira, Thiaguinho (Juninho) e Clayton; Tony (Roberto Lopes) e Edivaldo
Técnico: Gilson Kleina

ABC
Tiago Cardoso; Audálio, Leonardo, Rafael Pedro e Bruno Barros; Augusto Recife, Marquinhos Mossoró (Fausto), Sandro e Zé Eduardo (Tucho); Ricardinho e Júnior Negão
Técnico: Didi Duarte

*Atualizada às 23h50

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host