UOL Esporte Futebol
 

Folha Imagem

Portuguesa obteve uma grande recuperação contra o Guarani

28/07/2009 - 22h50

Portuguesa busca virada épica sobre Guarani, e Atlético-GO é o novo líder

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
Após dez partidas consecutivas no topo da classificação da Série B do Campeonato Brasileiro, o Guarani foi destituído do posto nesta terça-feira, na 14ª rodada. O time bugrino, que chegou a ter a vantagem por 3 a 1 contra a Portuguesa no Canindé, sucumbiu o ataque luso no segundo tempo e sofreu uma incrível virada por 4 a 3 - resultado que tirou a equipe campineira da primeira colocação, agora de posse do Atlético-GO.

O Atlético-GO é o novo líder da Série B do Campeonato Brasileiro. Com a vitória sobre o Duque de Caxias por 3 a 0, gols de Jairo, André Leonel e Brasão, na noite desta terça-feira, no Serra Dourada, e a derrota do Guarani para a Portuguesa por 4 a 3, a equipe goiana encerrou a 14ª rodada da competição na ponta, com 29 pontos.
ATLÉTICO-GO É O NOVO LÍDER
VEJA O RELATO DA PARTIDA
CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE B
A Portuguesa abriu o placar logo aos 4 minutos do primeiro tempo, com o meia Héverton. A reação dos visitantes saiu ainda na etapa inicial dos pés do meia Walter Minhoca e do lateral Maranhão e da cabeça do atacante Ricardo Xavier. Entretanto, na segunda parte de jogo, o zagueiro Bruno Rodrigo e o volante Ygor, em cabeçadas fatais, ajudaram a equipe lusa a minimizar os prejuízos em casa e buscar a igualdade. A virada, a seis minutos do final, foi obtida pelo volante Marco Antônio.

O vacilo na capital paulista significou o quarto jogo seguido do Guarani sem vitórias na segunda divisão. A equipe dirigida por Oswaldo Alvarez, que se manteve imbatível nas 11 primeiras rodadas, não soma um resultado positivo desde 7 de julho, quando derrotou o Brasiliense por 2 a 1 em Campinas. Desde então, foram dois empates e duas derrota.

A quebra do forte rendimento inicial fez com que a liderança do Guarani passasse para as mãos do Atlético-GO, que chegou aos 29 com a vitória por 3 a 0 sobre o Duque de Caxias. Os pupilos de Vadão seguiram estacionados nos 28, apenas um a mais que a Portuguesa, que se manteve no terceiro lugar.

Os dois times paulistas terão dois dias de descanso até entrarem em campo novamente na noite de sexta-feira, pela 15ª rodada da Série B. O Guarani abre as portas do Estádio Brinco de Ouro da Princesa para desafiar às 21 horas (de Brasília) o novo líder, o Atlético Goianiense. No mesmo horário, a Portuguesa mede forças com o ABC, no Frasqueirão, em Natal.

O jogo
A torcida rubro-verde no Canindé precisou de apenas 4 minutos para fazer festa nas arquibancadas. Edno recuperou uma bola na linha de fundo do lado direito do ataque e cruzou na pequena área. O meia Héverton, atravessando um bom momento na equipe paulistana, apareceu nas costas da marcação campineira e desviou de primeira. Naquele momento, a Portuguesa ficaria a um ponto do líder na tabela da Série B.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
Noite mais portuguesa do que cruzmaltina
BLOG DO JUCA KFOURI
Mas a recuperação do Guarani demorou pouco, e o primeiro colocado da segunda divisão empatou o jogo logo aos 10 minutos. O centroavante Ricardo Xavier invadiu a grande área pelo lado direito e cruzou rasteiro. O meia Walter Minhoca apareceu na pequena área e, livre de marcação, teve tempo para girar e bater forte. Fábio chegou a tocar na bola, mas não evitou o gol.

O Guarani descobriu, então, o segredo para atormentar a defesa rubro-verde: as jogadas pelas laterais. Ademais, tirando proveito do mau posicionamento da equipe lusa nas bolas aéreas, o clube de Campinas alcançou a virada aos 26 minutos, quando Ricardo Xavier subiu mais que o marcador Fellype Gabriel e cabeceou para as redes. O goleiro Fábio, traído pelo golpe de vista, viu a bola morrer dentro de suas redes.

O jogo no Canindé era aberto, e a Portuguesa continuou insistindo no ataque. O empate não saiu porque Héverton e Edno erraram por pouco na pontaria e, nas melhores ocasiões, tiraram tinta das traves do goleiro Douglas. Apesar dos sustos, o Guarani ampliou o marcador na casa dos rubro-verdes aos 31. O lateral Maranhão recebeu na grande área, passou tranquilamente pelo marcador e bateu rasteiro e cruzado. A bola, rente à trave, passou entre as pernas de Fábio.

O goleiro luso, entretanto, se redimiu da aparente falha e evitou que o time de Campinas desse mais forma à goleada que já se desenhava no Canindé. Aos 35 minutos, Fábio fez uma sequência de defesas - em uma falta cobrada por Bruno Aguiar e uma cabeçada de Ricardo Xavier - e evitou que o placar ficasse mais dilatado.

A Portuguesa voltou mais ofensiva para a segunda etapa de partida, com o centroavante Christian na vaga de Fellype Gabriel, "que não se dispôs a continuar", nas palavras de Bonamigo, e com o volante Ygor no lugar do zagueiro improvisado Erick. As mudanças deram um novo ânimo à equipe, que passou a criar mais e levar mais perigo à meta de Douglas.

Seguro nos chutes que eram dados contra seu gol, o arqueiro foi incapaz de parar a cabeçada fatal do zagueiro Bruno Rodrigo, que foi para a área e diminuiu o placar para a Portuguesa aos 14 minutos. O gol inflamou ainda mais os jogadores e a torcida, e a partida ficou ainda mais quente no Canindé.

A grande chance do empate surgiu aos 23 minutos, quando Edno lançou Héverton, e o meia cruzou na pequena área para Christian. O veterano atacante, debaixo do gol aberto, errou o tempo da bola e cabeceou por cima. As bolas pelo alto, entretanto, eram o caminho para a Portuguesa, que conquistou empate.

Em lance muito parecido ao gol anterior, Edno levantou na área e Ygor apareceu na área para testar firme e igualar o marcador. Embalada, a equipe lusa alcançou a virada dramática aos 39, quando Marco Antônio arriscou de fora da área, a bola desviou em Andrezinho e matou Douglas na jogada. Sem reação, o Guarani amargou sua segunda derrota no campeonato e perdeu o primeiro lugar.

PORTUGUESA 4 x 3 GUARANI

Portuguesa

Fábio; Bruno Rodrigo, Érick (Ygor) e Thiago Gomes; César Prates, Acleisson, Marco Antônio, Héverton e Anderson Paim; Fellype Gabriel (Christian e depois Tatá) e Edno
Técnico: Paulo Bonamigo

Guarani
Douglas; Maranhão (Nei Paraíba), Bruno Aguiar, Valdir e Andrezinho; Cléber Goiano, Glauber, Nunes e Walter Minhoca (Fabinho); Caíque e Ricardo Xavier
Técnico: Vadão

Data: 28/07/2009 (terça-feira)
Local: Estádio do Canindé, em São Paulo
Árbitro: Héber Roberto Lopes (PR)
Auxiliares: Jorge Luiz Roque e João Coelho de Albuquerque (RJ)
Cartões amarelos: Bruno Rodrigo, Héverton (Portuguesa); Valdir, Ricardo Xavier (Guarani)
Gols: Héverton, aos 4 minutos do primeiro tempo; Bruno Rodrigo, aos 14 minutos, Ygor, aos 30; e Marco Antônio, aos 39 do segundo tempo (Portuguesa). Walter Minhoca, aos 10 minutos; Ricardo Xavier, aos 26; e Maranhão, aos 31 minutos do primeiro tempo.

* Atualizado às 23h45

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host