Topo

'Garçom', Edenílson sai ileso de oscilação do Inter no fim do Brasileiro

Edenílson não oscila junto com o Internacional e ostenta números positivos no ano - Ricardo Duarte/Inter
Edenílson não oscila junto com o Internacional e ostenta números positivos no ano Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

24/11/2018 17h15

Edenílson é um dos poucos no Inter a sair ileso da oscilação final do time. Líder em assistências no Brasileiro, o meio-campista ostenta, no fim do ano, a mesma regularidade que o acompanhou durante toda temporada.

Independente do momento do time, Edenílson sempre foi regular. Muitos jogadores tiveram picos de boas atuações e quedas durante o ano, mas ele manteve sempre a média de contribuição efetiva com a equipe de Odair Hellmann.

E foram muitas partidas. Dos 55 jogos do Inter em 2018, ele atuou em 45 e fez cinco gols. Ainda deu seis assistências em 30 jogos de Brasileiro, líder do time neste quesito. Desde o ano passado já foram 84 jogos na equipe.

Ainda chama atenção o acerto de passes. Edenílson tem média superior a 90% de passes corretos no Brasileiro, segundo estatísticas do Footstats.

E enquanto cogita-se mudanças no setor de meio-campo para a partida contra o Fluminense, domingo, ele passa ileso. Patrick é cotado para dar lugar a Camilo, D'Alessandro pode mudar de função ou até sair do time, mas Edenílson é intocável atualmente.

Sua eventual ausência, inclusive, é tratado como um problema no elenco. Sem substituto de característica semelhante, quando não conta com ele Odair Hellmann precisa mudar a forma de atuar da equipe. Para 2019, um suplente está nos planos do comando do clube.

Inter e Fluminense jogam no domingo às 19h (de Brasília), no Beira-Rio.