PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Com marcas negativas, Corinthians tem campanha de rebaixado como visitante

Arthur Sandes e Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

22/11/2018 12h00

A saga do Corinthiansno Brasileirão ganhou mais um capítulo na noite da última quarta-feira (21), com a derrota para o Atlético-PR na Arena da Baixada. Apesar de ter chances remotas de ser rebaixado, o time do técnico Jair Ventura se manteve entre os piores visitantes do campeonato com o novo revés.

Depois de 36 rodadas disputadas, a campanha do Corinthians fora de casa só é superior às de Paraná, Chapecoense e América-MG, times que ocupam a zona de rebaixamento do Brasileirão. A equipe alvinegra só somou nove pontos longe da Arena Corinthians, com aproveitamento de apenas 16% - o América também tem nove pontos, contra oito da Chapecoense e quatro do Paraná.

O Corinthians conseguiu vencer duas partidas como visitante. Primeiro, diante do Paraná (4 a 0), na segunda rodada, ainda sob o comando de Fábio Carille. Depois, contra o Vasco (4 a 1), na reta final do primeiro turno, em duelo ocorrido em campo neutro, no Mané Garrincha, em Brasília. Ou seja, a equipe alvinegra ainda não venceu como visitante no returno do campeonato - são sete derrotas e dois empates.

O resultado no confronto com o Atlético-PR ainda fez o Corinthians atingir uma marca negativa na era dos pontos corridos com 20 clubes. Já são 15 derrotas, mesmo número registrado na edição 2006.

Emerson Sheik - GUILHERME ARTIGAS/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO - GUILHERME ARTIGAS/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Sheik lamenta chance perdida contra o Atlético-PR: Corinthians perdeu novamente
Imagem: GUILHERME ARTIGAS/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O time alvinegro também alcançou um recorde negativo no século, com 26 derrotas na temporada. A pior marca era de 2006 e 2003, com 25. Até mesmo no ano do rebaixamento, em 2007, esse número foi menor: 24.

Além disso, a pontuação conquistada pelo Corinthians no atual Brasileirão após 36 rodadas é a mesma de 2007. A duas partidas do fim da competição, o time rebaixado somava os mesmos 43 pontos de hoje. Naquela ocasião, os corintianos ocupavam a 16ª posição.

O Corinthians de Jair é o 12º colocado e pode perder a posição para o Fluminense, que entra em campo nesta quinta-feira para enfrentar o Bahia fora de casa. A equipe corintiana está quase livre da queda, pois tem seis pontos de vantagem sobre o América-MG, o primeiro time da zona de rebaixamento.

A Chapecoense soma o mesmo número de pontos do América-MG. Caso seja derrotada em casa pelo Sport nesta quinta, somente uma combinação improvável rebaixaria o Corinthians. O time catarinense teria de tirar um saldo de 18 gols. A mineira, de 17.

O Corinthians volta a campo no próximo domingo, justamente para enfrentar a Chapecoense, em Itaquera. A participação no Brasileirão chegará ao fim em Porto Alegre, contra o Grêmio, no fim de semana seguinte.

Esporte