Um ano após 'superação', Corinthians revê Arena da Baixada quase sem metas

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

  • Marcello Zambrana/AGIF

    Pedrinho e Lucho González disputam a bola em jogo do primeiro turno do Brasileirão

    Pedrinho e Lucho González disputam a bola em jogo do primeiro turno do Brasileirão

Há um ano, a ida do Corinthians à Arena da Baixada era cercada de nervosismo e terminou em vitória importantíssima para as ambições alvinegras no Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira (21), o time do Parque São Jorge visita o Atlético-PR quase que para cumprir tabela na 36ª rodada da edição de 2018 do Nacional.

As chances de rebaixamento já são quase nulas, e o elenco alvinegro já falou em disputar as últimas partidas do ano pela dignidade. O último objetivo alcançável seria ir à próxima Copa Sul-Americana, em cuja zona de classificação o Corinthians ocupa a última vaga, já que está na 12ª posição do Brasileirão. Tudo muito diferente do 8 de novembro de 2017, a última visita ao Atlético-PR.

Na ocasião, a vitória por 1 a 0 teve pênalti defendido por Walter e gol salvador de Giovanni Augusto. Tudo na base da entrega. "O campeonato é superação", exaltou à época o então treinador Fábio Carille. Um ano depois, sem muito o que almejar, Jair Ventura cobra apenas seriedade para um fim de temporada com menos turbulência.

Pela primeira vez em seus dois meses e meio de Corinthians, o técnico vai poder repetir a escalação em duas partidas seguidas. Há a expectativa de que Thiaguinho seja mantido no meio-campo, pois tem atuado melhor do que Douglas, e de que Danilo Avelar continue na lateral esquerda, ainda que Carlos Augusto volte da seleção brasileira sub-20 a tempo de atuar. Caso a dupla esteja confirmada, será a mesma equipe que venceu o Vasco da Gama por 1 a 0 na rodada passada.

Em Curitiba, o Corinthians enfrenta não só o Atlético-PR, mas também um retrospecto péssimo como visitante. Foram apenas duas vitórias longe de Itaquera em todo o Campeonato Brasileiro até aqui, o que resulta em aproveitamento de somente 17,6% fora de casa, muito inferior ao de 2017 (54,7%), ano em que o jogo na Arena da Baixada contribuiu positivamente para a conta.

Com 43 pontos, o Corinthians pode subir até ao décimo lugar se vencer e tiver resultados favoráveis na rodada. Já o Atlético-PR joga pela esperança de ir à Copa Libertadores 2019: com 50 pontos, está três abaixo do sexto colocado Atlético-MG, que ocupa o último posto ainda aberto na competição continental.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-PR x CORINTHIANS

Data: 21 de novembro de 2018
Horário: 21h45 (de Brasília)
Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Arena da Baixada, em Curitiba-PR
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Michael Correia e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)

ATLÉTICO-PR: Santos, Jonathan, Wanderson, Léo Pereira e Márcio Azevedo; Lucho, Wellington (Matheus Rossetto) e Raphael Veiga; Marcelo Cirino, Pablo e Rony. Técnico: Tiago Nunes.

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Henrique, Léo Santos e Danilo Avelar (Carlos Augusto); Ralf, Thiaguinho, Jadson, Pedrinho e Mateus Vital; Danilo. Técnico: Jair Ventura.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos