'Rivalidade' de 10 anos, Victor e D'Alessandro revivem duelos de Gre-Nal

Marinho Saldanha e Thiago Fernandes

Do UOL, em Porto Alegre e Belo Horizonte

  • Jefferson Bernardes/Vipcomm

    Meia D'Alessandro do Inter comemora gol com goleiro Victor do Grêmio ao fundo no Gre-Nal

    Meia D'Alessandro do Inter comemora gol com goleiro Victor do Grêmio ao fundo no Gre-Nal

D'Alessandro contra Victor era sempre o assunto quando o goleiro defendia o Grêmio em clássicos Gre-Nal. 'Carrasco' do atual camisa 1 do Atlético-MG, o ídolo do Inter brilhava e o goleiro era cobrado a cada lance diferente envolvendo ambos. E a 'rivalidade' de 10 anos volta a campo nesta quarta-feira (21) a partir das 19h30 (de Brasília), com ambos brigando por seus objetivos no Brasileiro.

É inegável que D'Alessandro levou a melhor sobre Victor no período em que se enfrentaram em clássicos do Rio Grande do Sul. Foram 10 jogos entre eles com seis gols do gringo. Foram cinco vitórias do Inter, dois empates e três vitórias do Grêmio.

D'Ale ainda vestia a camisa 15 quando fez o primeiro em Victor. Foi no clássico vencido pelo Colorado por 4 a 1, no Beira-Rio, pelo Brasileiro de 2008. Em seguida, de falta, no Gre-Nal disputado na cidade de Erechim, no interior gaúcho, em 9 de fevereiro de 2009, pelo Gauchão. O terceiro foi o mais emblemático, numa falha do goleiro em chute de fora da área que definiu a vitória do Inter por 1 a 0 em 25 de outubro daquele ano.

Depois, mais um de fora da área em num empate em 2 a 2 de 2010, e de pênalti duas vezes em 2011, por Gaúcho e Brasileiro.

Logo que se transferiu para o Atlético-MG, Victor rompeu a sina com D'Alessandro. Ficou cinco jogos sem sofrer gols do gringo. Acabou levando no duelo de 13 de maio de 2015, pela Libertadores. E foi um golaço. D'Ale dominou, driblou e bateu em curva encontrando o ângulo. Depois da partida, o goleiro reconheceu o feito.

"Era impossível defender. A bola fez uma curva e caiu rápida no ângulo. Mostra toda qualidade e capacidade que ele tem", elogiou.

A rivalidade entre D'Alessandro e Victor, de fato, nunca extrapolou os gramados. Jamais houve troca de provocações, ambos se respeitaram durante todo período que atuaram em lados opostos nos times gaúchos. O tom segue o mesmo até hoje.

Momentos diferentes

Mais experientes do que no início dos duelos particulares, D'Ale e Victor vivem momentos diferentes da carreira. O argentino, com 37 anos, caminha para aposentadoria. Tem mais um ano de contrato com o Colorado, mas já deixou aberta até a possibilidade de encerrar sua trajetória ao fim deste ano.

Depois de começar a temporada como titular absoluto e capitão do time, ele perdeu espaço com lesões e suspensões e passou quase um turno entre a reserva e períodos afastado. Voltou em grande estilo, reassumiu protagonismo e é uma das principais esperanças ofensivas da equipe que se vencer o Atlético-MG nesta quarta garante vaga à fase de grupos da Libertadores.

Já Victor, que briga para ajudar o Galo a fechar o Brasileiro no G-6 e também disputar a competição mais importante do continente, segue como um dos principais nomes do clube. No início deste ano, mais especificamente em maio, a diretoria acertou a renovação contratual do atleta até dezembro de 2020. Apesar da idade avançada, 35 anos, o camisa 1 faz parte dos planos da diretoria para a renovação do plantel.

Victor chegou a ser contestado durante a temporada por conta dos erros na saída de bola. No entanto, desde a chegada de Levir Culpi, isso foi mudado. E o goleiro voltou a cair nas graças da torcida.

"A gente está num momento delicado, então a gente abdica de fazer algumas coisas que a gente fazia antes. Uma delas era começar o jogo com o Victor, buscar sair jogando. A gente está ligando um pouco mais direto o jogo, arriscando um pouco menos", explicou Adilson.

Incontestável, o goleiro e a diretoria fazem planos de estender o seu contrato em 2020 novamente. A ideia é que o jogador encerre a carreira no clube que venceu títulos importantes, como a Copa Libertadores da América, a Recopa Sul-Americana e a Copa do Brasil.


FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X ATLÉTICO-MG
Data e hora
: 21/11/2018 (quarta-feira), às 19h30 (Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: PPV e Sportv
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Danilo Simon Manis e Rogério Pablos Zanardo (ambos de SP)
INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Fabiano, Emerson Santos, Victor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Edenílson, Patrick, D'Alessandro e Nico López; Leandro Damião.
Técnico: Odair Hellmann
ATLÉTICO-MG: Victor; Emerson, Leonardo Silva, Iago Maidana e Patric; Adilson, Matheus Galdezani, Juan Cazares e Luan; Yimmi Chará e Ricardo Oliveira.
Técnico: Levir Culpi

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos