Topo

Jean tem papos no Palmeiras contra ansiedade por título e revela antídoto

Jean, em treino do Palmeiras - Cesar Greco/SE Palmeiras
Jean, em treino do Palmeiras Imagem: Cesar Greco/SE Palmeiras

Do UOL, em São Paulo

07/11/2018 14h54

Cada vez mais perto de conquistar o 10º título do Brasileirão, o Palmeiras tem tomado medidas para não cair no clima de “oba-oba”. Com cinco pontos de vantagem para o vice-líder e com seis rodadas pela frente, o Alviverde tem usado os mais experientes para manter os “pés no chão”.

Jean é um deles. Com chances de conquistar mais um título nacional na carreira o veterano lembra da receita que usou nas outras vezes em que foi campeão.

"A gente fica ansioso. A cada jogo que passa, a cada rodada e a cada vitória. Mas não adianta. Precisamos manter os pés no chão. Em todos os ambientes que eu vivi brigando pelo título, foi sempre dessa forma. Não vamos mudar o foco. Quem já passou por essa situação e já pôde ganhar precisa conversar com os outros que ainda não viveram isso. Precisamos deixar o entusiasmo e a empolgação de lado", falou o atleta em entrevista coletiva nesta quarta-feira (7).

O jogador tem sido uma espécie de 12º jogador de Felipão. Escalado como lateral, volante, meia e até ponta, Jean disse que seu segredo para se desligar da pressão de buscar o título é apostar na leitura.

"Gosto muito de ler, eu aprendi a gostar de ler. Eu sempre fui muito ansioso e percebi, por conta de outras pessoas, que isso iria me prejudicar. Comecei a mudar o comportamento e uma dessas mudanças é desviar o pensamento. Tudo tem o seu momento para pensar e viver. Quando a gente começar a trabalhar, mudamos o foco", afirmou.

Jean afirmou que a sequência que vem pela frente será ainda mais difícil. Segundo ele, o Palmeiras terá mais dificuldades enfrentando as equipes que lutam contra o rebaixamento do que teve quando enfrentou os que estavam na parte de cima da tabela.

"Nós temos vários exemplos de tropeços. Todos esses são jogos mais difíceis. Os times estão naquela zona incômoda, todos querendo tirar casquinha, com outra motivação. Eles querem mostrar futebol para vestir a camisa do Palmeiras um dia também. Eu também fui assim. Então temos vários ingredientes que tornam esse jogo ainda mais difícil", finalizou.

O Palmeiras enfrenta o Atlético-MG neste domingo, às 17h, no Independência. O Internacional, principal concorrente ao título, joga no mesmo dia e horário, contra o Ceará, no Castelão.