Palmeiras do segundo turno pode superar marca histórica do Corinthians

Ao fim do primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2018, o Palmeiras tinha 33 pontos e ocupava apenas a sexta colocação da tabela, oito pontos atrás do líder São Paulo.
Só que muita coisa aconteceu desde então. Nas 13 rodadas seguintes, o Palmeiras não perdeu, somando dez vitórias e três empates. Sob o comando de Luiz Felipe Scolari, assumiu a liderança do Brasileirão com 66 pontos - o Internacional, vice-líder, tem 61.
A reação não apenas deixa os palmeirenses próximos do título - são 92,4% de chances de conquista. Deixa o time também perto de conquistar a melhor campanha da história em um dos turnos do Brasileiro desde a adoção da fórmula de pontos corridos com 20 times, em 2006.
Leia também:
- Palmeiras amplia chance de ser campeão; veja as possibilidades
- Numerologia: Palmeiras dispara com ataque eficiente; Gatito brilha na volta
- Brasileirão Facts: os gols perdidos que não deixam o Flamengo chegar
No primeiro turno do Brasileiro de 2017, o Corinthians conquistou 47 dos 57 pontos possíveis (82,4%). Na época, o time comandado por Fábio Carille tinha oito pontos de vantagem para o Grêmio, vice-líder.
Só que a campanha do Palmeiras no segundo turno, com 33 pontos conquistados em 39 possíveis, é superior à do Corinthians no primeiro turno de 2017. Até aqui, o time faturou 84,6% dos pontos disputados.
Se mantido (ou melhorado) o aproveitamento, o Palmeiras poderá ter o melhor desempenho em um dos turnos do Brasileiro na história. Mas para atingir a marca, a tarefa do Palmeiras não é simples. Confira as contas:
Para igualar ou superar a marca do Corinthians: Neste momento, o Palmeiras pode até ter uma queda de rendimento para superar o feito do arquirrival. Para isso, precisaria somar 48 pontos no returno, sendo que 33 já foram conquistados em 13 rodados.
A tarefa, porém, não é simples. Para somar 15 pontos, a equipe de Felipão precisaria vencer cinco jogos nas últimas seis rodadas. Caso vença quatro jogos e empate dois, por exemplo, chega aos mesmos 47 pontos dos corintianos.
Se mantiver o aproveitamento próximo ao atual: Mantendo o ritmo atual, o Palmeiras poderia somar 15,23 pontos nos 18 pontos que ainda disputará pela frente. Ou seja: mais do que 15 pontos. Se somasse 16 pontos (cinco vitórias e um empate), chegaria a 49 pontos apenas no segundo turno, teria um aproveitamento de 85,9%.
Se vencer tudo a partir de agora: Se o Palmeiras dominar as rodadas finais e vencer os últimos seis jogos, somará 51 pontos dos 57 em disputa por turno. O aproveitamento, neste caso, será de 89,4% - o melhor da história.
Se perder tudo a partir de agora: Caso tropece até o final do campeonato, o Palmeiras terminará o turno com 57,8% - mesmo número de seu virtual aproveitamento ao fim de todo o campeonato, com 66 pontos em 114 disputados. O aproveitamento é próximo ao atual aproveitamento do Grêmio (58,5%), que somou 55 pontos em 32 rodadas e ocupa atualmente a quinta posição.
Os melhores turnos da história desde 2006:
- Corinthians (1º turno/2017): 47 pontos
- Palmeiras (2º turno/2016): 44 pontos
- Grêmio (2º turno/2010): 43 pontos
- Atlético-MG (1º turno/2012): 43 pontos
- Cruzeiro (1º turno/2014): 43 pontos
- São Paulo (2º turno/2008): 42 pontos
- Grêmio (1º turno/2008): 41 pontos
- Corinthians (2º turno/2015): 41 pontos
- São Paulo (1º turno/2018): 41 pontos




ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.