Topo

Elenco do Grêmio fala em 'virar a página' por meta que sobrou

Lucas Uebel/Grêmio
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

05/11/2018 12h00

Fora de campo o Grêmio ainda fala do 'Caso Gallardo', mas dentro dele a Libertadores já ficou para trás. Se o departamento jurídico prepara recurso à Conmebol, o elenco do clube gaúcho já adotou discurso de 'página virada' para continuar até o fim do ano. Agora, o plano é chegar entre os quatro primeiros do Campeonato Brasileiro. Uma meta bem menos vistosa, mas a que restou.

Com 55 pontos, o time de Renato Gaúcho tem mais seis rodadas para superar São Paulo, Inter ou Flamengo. O líder Palmeiras já soma 66 e está virtualmente assegurado no G4 do Brasileirão.

No começo de 2018, depois de faturar o Gauchão e a Recopa Sul-Americana, o Grêmio tinha em mente a disputa de título em Copa do Brasil e Libertadores. A eliminação para o Flamengo, nas quartas de final, deixou o foco todo em cima da corrida pelo quarto título da América até que chegou o cruzamento com o River Plate e nova queda.

"Infelizmente é o que nos restou. Tanto para torcedor e jogador… Todos ficaram tristes, mas temos que virar a página", disse Ramiro. "A Libertadores era o nosso desejo, nosso sonho. Infelizmente a gente caiu fora, não deu. Agora, forçadamente, temos que virar a página e pensar no Brasileiro. Nosso objetivo agora é terminar no G4", completou.

A palavra de Ramiro tem relevância pelo status do volante dentro do grupo. Um dos mais antigos no clube, o camisa 17 é considerado líder ao lado de outros nomes como Maicon, Geromel e Marcelo Grohe.

Durante o ano, o Grêmio preservou titulares em jogos do Brasileirão justamente para dar atenção maior aos duelos de mata-mata. Agora, não tem saída. Sem nenhum outro campeonato para disputar atenção, o clube gaúcho usará o que tem de melhor.

"Se o Grêmio estivesse disputando só o Campeonato Brasileiro, como alguns clubes, a história seria diferente. Só que é muito desgastante… Chega o final do ano e temos muita gente desgastada", afirmou Renato Gaúcho.

Até o fim do ano, o Grêmio enfrenta Vasco, São Paulo, Chapecoense, Flamengo, Vitória e Corinthians. As partidas com Vasco, Chape e Corinthians serão em Porto Alegre.