Inter e Atlético-PR reúne 'sobreviventes' de nova geração de técnicos

Internacional e Atlético-PR se enfrentam neste domingo (04) às 19h (de Brasília) no Beira-Rio. E o confronto da 32ª rodada significa mais do que o encontro entre gaúchos e paranaenses. Nos reservados, Odair Hellmann e Tiago Nunes são os sobreviventes da nova geração de técnicos, que sofreu baixas recentes na Série A do Brasileiro.
Antes com vários exemplos no comando dos clubes, a nova geração de treinadores sofreu com a prática comum de demissões no futebol brasileiro. Thiago Larghi no Atlético-MG, Osmar Loss no Corinthians, Maurício Barbieri no Flamengo, todos perderam o comando das equipes principais.
Com os trabalhos mais duradouros, Odair e Nunes ainda ostentam ótimo aproveitamento. No comando do clube desde o início do ano, o técnico do Colorado montou uma equipe sólida, sobretudo em casa. No Brasileiro, não foi derrotado uma vez sequer no Beira-Rio.
Superando a oscilação inicial e o temor de uma temporada lutando contra o rebaixamento, já que o Inter voltou à Série A neste ano após ser vice-campeão da segundona no ano passado, os 62,5% de aproveitamento colocam o técnico e sua equipe disputando o topo da tabela.
Cria da base do Internacional, Odair foi jogador formado no clube e passou a comandar equipes inferiores após pedir oportunidade ao então vice de futebol Fernando Carvalho em 2010, logo depois de estar presente no acidente com ônibus do Brasil de Pelotas, clube em que atuava. Comandou equipes sub-17 e sub-20 até ser chamado por Dunga para comissão técnica permanente do Colorado. Depois de assumir várias vezes o time principal interinamente, foi efetivado para a temporada 2018.
Já Nunes assumiu o Atlético-PR durante a parada para a Copa do Mundo, estreando no comando do time principal do Furacão contra o Cruzeiro, pela Copa do Brasil. No Brasileirão, sua primeira partida foi justamente diante do Internacional, no empate por 2 a 2 em Curitiba – um dos dois únicos jogos que ele não venceu na Arena da Baixada comandando o time principal.
Nunes surgiu como alternativa para substituir Fernando Diniz enquanto o Atlético buscava nomes no mercado. Campeão paranaense nesta temporada comandando uma equipe alternativa, ele ganhou pelo Rubro-Negro seu segundo título como profissional com apenas 38 anos. Já havia vencido o Estadual do Acre pelo Rio Branco, em 2010.
Natural de Santa Maria-RS, Tiago Nunes comandou o Veranópolis no empate por 1 a 1 com o Inter no Gauchão 2017, quando Hellmann era auxiliar técnico da comissão permanente, cargo que ocupa desde 2013. Antônio Carlos Zago comandava o Colorado.
Além da recuperação no Brasileirão, quando tirou o Atlético da penúltima posição para a oitava e ainda com chances matemáticas de se classificar para a Libertadores, Nunes comanda o time que é semifinalista da Copa Sul-Americana e começa a decidir uma vaga na final já na quarta-feira (07). Por isso, deve mandar a campo um time reserva no Beira-Rio. Apesar do desempenho, Nunes é tratado pela diretoria atleticana como “técnico interino”, menção declarada nos veículos oficiais do clube.
O desempenho dos técnicos-revelação*
Odair Hellmann - Inter - 58 pontos em 31 jogos, 62,3% de aproveitamento
Maurício Barbieri - ex-Flamengo - 48 pontos em 26 jogos, 61,5% de aproveitamento
Tiago Nunes - Atlético-PR - 34 pontos em 19 jogos, 59,6% de aproveitamento
Thiago Larghi - ex-Atlético-MG - 46 pontos em 29 jogos, 56,7% de aproveitamento
Osmar Loss - ex-Corinthians - 19 pontos em 17 jogos, 37,2% de aproveitamento
*técnicos com até duas rodadas no Brasileirão
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X ATLÉTICO-PR
Data e hora: 04/11/2018 (Domingo), às 19h (Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: SporTV, menos para Porto Alegre e PPV
Árbitro: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)
Auxiliares: Helton Nunes e Alex dos Santos (ambos de SC)
INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Fabiano, Rodrigo Moledo, Victor Cuesta e Iago; Gabriel Dias, Patrick, Juan Alano, D'Alessandro e Nico López; Leandro Damião.
Técnico: Odair Hellmann
ATLÉTICO-PR: Santos (Felipe Alves); Diego Ferreira, Wanderson, Thiago Heleno e Márcio Azevedo; Camacho, Matheus Rossetto e Bruno Guimarães; Rony, Marcinho e Bergson.
Técnico: Tiago Nunes








ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.