Topo

Aposta do Inter já treinou em quatro funções e não joga desde agosto

Juan Alano é um dos jogadores do Inter que deve receber mais oportunidades no time - Ricardo Duarte/Inter
Juan Alano é um dos jogadores do Inter que deve receber mais oportunidades no time Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

04/11/2018 13h40

Contra o Atlético-PR neste domingo (04), pela 32ª rodada do Brasileiro, o Internacional aposta em Juan Alano. O jovem de 22 anos passou a temporada inteira aguardando oportunidades, já treinou em quatro funções diferentes e não joga desde agosto.

Foi contra o Bahia, no dia 22 do oitavo mês do ano, que o meio-campista entrou pela última vez. Atuou por 22 minutos na partida que terminou com vitória gaúcha pelo placar de 1 a 0.

Antes, tinha atuado diante do Sport por seis minutos no início de junho, além de Vitória, Chapecoense, Corinthians e Grêmio, sempre entrando no decorrer dos jogos. Será titular pela primeira vez no Brasileiro.

E quando não teve oportunidade de atuar, Juan Alano foi testado, e muito, em vários setores do campo. Inicialmente pelo lado direito da linha de meio, fazendo movimento de criação semelhante ao trabalhado por D'Alessandro, em diagonal com objetivo de abastecer o ataque.

Em seguida, centralizado no posto que ocupará agora, em lugar de Edenílson. Durante treinamentos chegou a trabalhar recuado como volante característico no 4-2-3-1 e até como 'falso 9' na equipe reserva, começando como o jogador mais avançado do time e recuando para receber e abastecer os extremas.

Quatro funções diferentes que serviram para dar a ele novas características. Mostrar durante os trabalhos que é possível realizar jogadas diferentes durante os jogos, alternar posturas a partir do comando do treinador sem necessariamente ser preciso mudar peças do time.

Quando recebeu alguma sequência e chegou a ultrapassar Camilo na hierarquia técnica, Juan sofreu uma lesão, que o fez voltar para o fim da fila. O infortúnio foi superado, o espaço reconquistado e sua participação no fim do ano reforça o plano de melhor aproveitamento no ano que vem. A ideia da direção do Inter é ter nele uma figura mais importante no grupo, principalmente nas competições do início da temporada.

Ao todo Juan disputou 28 jogos pelo time principal do Inter, entre 2017 e 2018. Ainda não conseguiu marcar gols.

Inter e Atlético-PR jogam às 19h (de Brasília) neste domingo no Beira-Rio.