Topo

Opção por Juan Alano mostra plano do Inter para jovens em 2019

Juan Alano ganhará nova oportunidade no Inter diante do Atlético-PR, domingo - Ricardo Duarte/Inter
Juan Alano ganhará nova oportunidade no Inter diante do Atlético-PR, domingo Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

02/11/2018 12h00

Forçado por uma série de desfalques, o Internacional escolheu Juan Alano para vaga de Edenílson. E a opção pelo jovem de 22 anos mostra o plano de melhor aproveitamento dele e de outros jovens no ano que vem.

Alano disputou apenas 15 jogos neste ano. A última vez que esteve em campo foi em agosto, contra o Bahia, quando atuou por 22 minutos. Como titular, apenas o último foi contra o Cruzeiro-RS, em março, pelo Gauchão.

Mas a entrada no time ao invés de Camilo ou a improvisação de Zeca, que seriam consideradas até mais naturais, mostra que o técnico Odair Hellmann ainda acredita no potencial do jogador, que é repetidamente pedido pela torcida nos jogos.

"É uma coisa boa, é meu trabalho, se alguém é lembrado é pelo trabalho que é feito. Quando tive oportunidade, tentei aproveitar da melhor maneira. O dia a dia quem vê é a comissão técnica, e se pintar a oportunidade estarei pronto para fazer a função, e esperando a oportunidade", disse Alano em entrevista coletiva.

Não é apenas nele que a crença de aproveitamento em 2019 cresce. Sarrafiore, Richard, Jefferson e Ramon têm boas chances de fazer parte definitivamente do grupo. Logo em seguida aparecem Álvaro, Bruno Fuchs, Roberto, Pedro Lucas, Netto e Bruno José.

O processo lento de ingresso dos mais jovens no time visa entrada na equipe epenas quando toda formação estiver completa. Neste ano, por exemplo, Sarrafiore e Richard treinam na equipe de cima e descem para jogar no Sub-20 e Sub-23. O mesmo valeu para Alano e o lateral direito Dudu.

"Meu desejo desde o Sub-15 quando cheguei, sempre tive este sonho de ter oportunidade no profissional. Já joguei com estádio lotado, e quando você cria um sonho e realiza, cria outros. Agora eu tento realizar, trabalho dia a dia, e faço o máximo. Sei do meu potencial, o Odair confia em mim, e estou bem tranquilo", completou o meio-campista.

Alano entra na equipe em uma posição que não é a sua de origem. Formado como meia-atacante, ele atuará centralizado no tripé central com Edenílson e Patrick ou D'Alessandro, que alternam-se em funções de lado e meio. E é durante as atividades que ele procura entender os movimentos que precisará fazer.

"Durante o treinamento, era o Edenílson que eu marcava. E eu conversei com ele para pedir orientação. Um jogador mais experiente, tem que procurar isso", finalizou.

Além da suspensão de Edenílson, o Inter também não contará com Rodrigo Dourado e Jonatan Alvez pelo mesmo motivo. Gabriel Dias entrará como volante, recuperado de um problema no púbis. No ataque, de volta após lesão, Damião reassume a titularidade.

O Inter encara o Atlético-PR no domingo às 19h (de Brasília), no Beira-Rio.