Topo

Incerteza sobre final cria impasse para o Grêmio contra o Atlético-MG

Renato Gaúcho observa o time do Grêmio; técnico tem dúvidas na equipe - Lucas Uebel/Grêmio
Renato Gaúcho observa o time do Grêmio; técnico tem dúvidas na equipe Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

02/11/2018 09h27

Não é apenas a expectativa por estar ou não na final da Libertadores que atrapalha o Grêmio neste momento. A incerteza implica diretamente na partida deste sábado (2), contra o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro. Em meio à dúvida entre utilizar titulares ou reservas, a tendência é que todos viajem a Belo Horizonte.

São dois cenários distintos. Se a Conmebol reverter a decisão de campo e colocar o Grêmio na final da Libertadores pelo descumprimento da suspensão do técnico do River, Marcelo Gallardo, Renato Gaúcho irá manter o planejamento que considera o ideal quando se disputa mais de uma competição: preservar titulares. O técnico repetiu isso durante todo ano e ainda sublinhou, após a derrota para os argentinos, que comprovou sucesso dessa estratégia.

"Acho que já está mais do que comprovado que o clube que tenta jogar várias competições com o mesmo time acaba se dando mal. Que é preciso, mesmo com grupo grande, não usar os mesmos jogadores sempre", disse.

Desta forma, se estiver na final, o Grêmio usará reservas diante do Atlético-MG, neste sábado, pelo Brasileirão.

Por outro lado, caso confirme-se o resultado de campo e o Tricolor fique fora da final, a partida contra o Galo vira fundamental para o Tricolor tentar vaga direta na Libertadores do ano que vem. Hoje com 52 pontos, a equipe gaúcha é quinta colocada. Já os mineiros estão em sexto com 46, pressionados pelo Santos, que possui a mesma pontuação. Apenas até o quarto colocado tem vaga na fase de grupos da próxima competição continental, e o São Paulo ocupa tal posto, com 56 pontos.

Ou seja, o jogo seria fundamental e forçaria a entrada de todos os titulares em condições.

Mas esta decisão não pode demorar. Já nesta sexta-feira, a delegação embarca para Minas Gerais e com a equipe ao menos encaminhada, mesmo que Renato Gaúcho não abra os treinamentos ou divulgue lista de relacionados.

Há casos específicos sob observação. Everton e Maicon se recuperam de quadros clínicos, e apenas a relevância do jogo poderá os fazer estar em campo.

"Ainda não conversei com o Renato sobre essa matéria", disse o presidente Romildo Bolzan Júnior.

Mesmo com o primeiro jogo da final da Libertadores marcado para dia 10, se o Grêmio estiver nele não irá arriscar os principais jogadores do elenco, que já dão sinais de desgaste em alguns jogos.

O duelo entre Grêmio e Atlético-MG está marcado para sábado às 17h (de Brasília).