Topo

Empate em casa vira 'pedra no sapato' do Grêmio no Brasileirão

Siga o UOL Esporte no

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

07/10/2018 07h16

Melhor defesa, quarto melhor ataque, terceiro time que mais venceu e somente quinto lugar na tabela de pontos do Campeonato Brasileiro. O 2 a 2 com o Bahia, no sábado, confirma que os empates dentro da Arena são a 'pedra no sapato' do Grêmio na luta pelo topo da classificação. O time de Renato Gaúcho tem mais resultados iguais como mandante do que como visitante: cinco contra quatro. No todo, o Grêmio já perdeu 13 pontos em casa contra 12 fora de casa.

É claro que pesa na balança o fato de o Grêmio ter mais jogos na Arena do que fora. Até aqui, a equipe de Renato Portaluppi atuou 15 vezes ao lado de seu torcedor e 13 sendo visita.

Antes do empate com o Bahia, que chegou a ser derrota de 2 a 0, o Grêmio empatou sem gols com Atlético-PR, Internacional e Fluminense. Também ficou no 1 a 1 com o Cruzeiro. Entre os seis primeiros, o time gaúcho é quem mais soma resultados iguais sob os seus domínios.

O Flamengo, com 34 pontos em 14 jogos em casa, é o melhor mandante do Brasileirão até aqui. Supera até mesmo o Inter, que não perdeu ainda no Beira-Rio em 13 partidas. O Grêmio aparece logo atrás, empatado com Palmeiras e Atlético-MG, no ranking de pontuação em casa.

"Todos os jogos são chave. Para a gente, para os adversários. Todo mundo quer, é bem parelho. Todo mundo vacila, ganha, perde e empata. É a tal da reta final, né? Não pode dar mole. Se der mole, dá moral para o adversário. É a tal corrida dos cavalos que muita gente não entendeu, mas vamos lá. O importante é o Grêmio faz a parte dele. Tem que esquecer do outro jogo, de outro time. Tem que fazer a parte dele", disse Renato ao falar sobre a próxima rodada, fora da Arena, diante do Palmeiras.

É fato, no entanto, que antes de cada empate o Grêmio poderia ter dado um salto na tabela. O caso mais recente resume bem. Se tivesse vencido o Bahia, o time gaúcho ficaria a três pontos do Palmeiras com chance de assumir a liderança nos critérios no próximo dia 14.

"O campeonato não acabou ainda, tem confronto direto pela frente. Mas claro que nos jogos em casa a gente não pode desperdiçar pontos", resumiu Cícero.

Diante do Palmeiras, Kannemann e Everton são desfalques certos. O zagueiro e o meia-atacante foram convocados por Argentina e Brasil, respectivamente. Everton, no entanto, pode se tornar baixa por outro motivo. Ele fará exame na segunda-feira após sentir lesão muscular na coxa direita e sair antes do intervalo diante do Bahia.