Topo

Grêmio sustenta campanha com 'time alternativo' e vê acerto em preservações

Siga o UOL Esporte no

Do UOL, em Porto Alegre

01/10/2018 04h00

O time 'alternativo' do Grêmio está sustentando a campanha do Brasileiro. Enquanto disputa a Libertadores ao mesmo tempo, a equipe gaúcha consegue se manter entre os primeiros graças ao bom rendimento dos suplentes. E a estratégia de dosar competições se mostra satisfatória.

"Aqui tem pessoas que entendem de futebol", diz o técnico Renato Gaúcho sempre que perguntado sobre a alternância de titulares e reservas. Ao mesmo tempo que utiliza o Brasileiro para rodar o elenco, o Tricolor garante que não desvaloriza a competição e buscará o título até o fim.

E tem dado certo. Quando atuou com a equipe alternativa, com ao menos seis jogadores que não são considerados titulares, o aproveitamento é quase igual ao time de cima. Foram oito jogos preservando os principais jogadores, quatro vitórias, dois empates e duas derrotas, gerando 58,3% de aproveitamento de pontos.

No Brasileiro restam 19 partidas, com 10 vitórias, seis empates e três derrotas para os titulares, com aproveitamento de 63,1%.

"Ano passado o Grêmio não foi mais longe por causa das outras competições e porque perdemos muitos pontos com nosso time alternativo. Mas ano passado eu tinha um problema que as pessoas não se tocaram. Eram muitos jogadores da base no time alternativo, porque tínhamos muitos jogadores no departamento médico. Hoje temos um time alternativo forte. Ano passado tivemos oito ou 10 jogadores lesionados, era basicamente até 10 jogadores da base no Brasileiro. Ficava o desentrosamento, faltava experiência. Agora temos um time alternativo bem mais forte", explicou Renato Gaúcho.

O rendimento próximo do ideal contempla o plano de seguir alternando atletas na Libertadores e no torneio nacional, tentando levar as duas competições em condição de título até o fim.

"Tem grandes clubes que jogam uma competição só e estão atrás do Grêmio. Tem grandes clubes que jogaram sempre com o mesmo time, e foram eliminados ou estão atrás do Grêmio. Eu sempre digo que essa conta vai chegar, e vai chegar num momento muito difícil para quem faz esta opção", comentou Portaluppi. 

No sábado, quando venceu o Fluminense por 1 a 0, o Grêmio teve apenas Maicon da equipe ideal em campo. Everton, autor do gol da partida, entrou no segundo tempo e Kannemann ficou no banco.

Tudo porque na terça-feira o time gaúcho decide vaga na fase semifinal da Libertadores. O adversário é o Tucumán, da Argentina, e até mesmo uma derrota leva a equipe adiante, já que venceu por 2 a 0 como visitante.

No Brasileirão são 50 pontos na classificação e a garantia que seguirá brigando pelo topo. A próxima rodada será no sábado com o duelo com o Bahia, em Porto Alegre.