Topo

Jair tenta ganhar mais soluções para o Corinthians em visita ao América-MG

Pedrinho e Carlos Augusto, que serão titulares, e Matheus Matias, reserva: mudanças em BH - Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians
Pedrinho e Carlos Augusto, que serão titulares, e Matheus Matias, reserva: mudanças em BH Imagem: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

29/09/2018 04h00

Com pelo menos quatro ausências neste sábado (28), Jair Ventura tenta avançar em um aspecto que considera importante no trabalho e que também foi uma das marcas dos tempos de Tite: a competição acirrada entre titulares e reservas. Em visita do Corinthians ao América-MG, no Independência às 19h (de Brasília), o novo treinador tentará encontrar mais soluções para os jogos, definitivamente, mais importantes da temporada 2018. Ou seja, as finais da Copa do Brasil contra o Cruzeiro. 

Por conta do desgaste, se não bastasse o problema muscular de Fagner, o Corinthians jogará contra o América sem Danilo Avelar, Douglas e Jadson - Mateus Vital também é dúvida. Além de buscar três pontos em Belo Horizonte, Jair também avalia opções como Carlos Augusto e Araos, além do próprio Pedrinho. Afinal, apesar de gols recentes, Avelar e Douglas não conseguem convencer por completo. 

Diante do Flamengo na última quarta-feira, pouco depois de deixar o Corinthians em vantagem, Avelar se descuidou do posicionamento defensivo e viu Willian Arão achar Pará, livre, no setor do lateral corintiano. A vulnerabilidade se repetiu por ali em outras ocasiões da partida, apesar da longa experiência de Danilo como lateral no futebol europeu.

Carlos Augusto, com poucos minutos como profissional, ainda não conseguiu se constituir como sombra para a posição, mas terá uma chance valiosa. Como mostrou o UOL Esporte, a direção corintiana pensa em Ayrton Lucas, do Fluminense, para 2019.

Com alguns sinais de que precisava de maior rodagem no Corinthians, o chileno Ángelo Araos também tem conquistado espaço com Jair, que fornece a ele pela primeira vez a titularidade sob seu comando. Diferentemente de Osmar Loss, que só considerava o jovem como volante para situações ocasionais, Ventura iniciará o jogo em Belo Horizonte dessa forma. Araos também havia sido usado assim na reta final do jogo com o Inter. 

Uma oportunidade que se abre para o jogo contra o Cruzeiro, no dia 10 de outubro em Belo Horizonte, é o chileno como alternativa para um desenho tático com três volantes, o que Jair utilizou para segurar o Flamengo no Maracanã com Gabriel, Ralf e Douglas. Essa formação com uma trinca à frente da linha de defesa foi utilizada na reta final da última quarta, com Ralf, Araos e Douglas. Para a final do Mineirão, Douglas estará suspenso. 

A presença de Pedrinho na função de Jadson, ainda nessa linha de raciocínio, é outro ponto a ser avaliado com mais atenção por Jair Ventura. Nome mais decisivo da equipe nas últimas semanas, o camisa 10 normalmente "obriga" que o jovem seja escalado pelos lados do campo. Diante do América, porém, o treinador poderá ver seu talismã em uma função diferente, com menos obrigações defensivas e possibilidade de combinar com Mateus Vital ou Roger. 

A depender do andamento do jogo em Belo Horizonte, Jair ainda poderá dar os primeiros minutos a dois jogadores que ainda não conseguiu escalar. O centroavante Matheus Matias, que sob seu comando desceu para jogar no sub-20, estará no banco contra o América. E o paraguaio Sergio Díaz, que vem de longa inatividade por cirurgia e ainda não estreou, também persegue uma chance.  

Ficha técnica

AMÉRICA-MG x CORINTHIANS
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Hora: 19h (horário de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Michael Correia e Silbert Faria Sisquim (ambos RJ)

América-MG
João Ricardo; Aderllan, Messias, Matheus Ferraz e Gerson Magrão; Leandro Donizete e Zé Ricardo; Juninho, Matheusinho e Luan; Ruy. 
Treinador: Adílson Batista. 

Corinthians
Cássio; Gabriel, Léo Santos, Henrique e Carlos Augusto; Araos e Ralf; Romero, Pedrinho, Mateus Vital (Roger) e Clayson. 
Treinador: Jair Ventura.