Topo

Inter sente falta de D'Alessandro, mas não consegue programar retorno

D"Alessandro está fora do time e tem ausência sentida nos jogos do Internacional - Ricardo Duarte/Inter
D'Alessandro está fora do time e tem ausência sentida nos jogos do Internacional Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

07/06/2018 04h00

O Internacional já sente a ausência de D'Alessandro. Mesmo que tenha enfileirado seis jogos sem perder, nos quais cinco não contou com o "gringo", o Colorado se vê carente de um jogador de capacidade de criação no meio-campo. Ao perceber o ataque ainda aquém do ideal, o técnico Odair Hellmann é refém da evolução física e não tem como programar o retorno ao time.

"D'Alessandro faz falta pela qualidade no campo, a liderança que tem fora dele. O grupo está dando uma resposta. Esperamos o D'Alessandro se recuperando, vamos ver quando podemos contar com ele de volta", disse o comandante do Inter após o empate com o São Paulo na terça-feira.

Na partida, o Colorado sofreu pela incapacidade de criar. Mesmo que tenha alterado esquema e processo criativo no meio, passado a trocar o passe curto pela enfiada em diagonal procurando os extremas e abusado do pivô de Leandro Damião, ainda é pouco quando precisa modificar uma partida.

Antes de não conseguir vencer a defesa do São Paulo, o Inter já havia apresentado a mesma carência diante do Sport em casa. A equipe pernambucana freou a alternativa de transição rápida vermelha principalmente no segundo tempo e conseguiu arrancar um 0 a 0.

"O D'Alessandro é importantíssimo, uma referência, um líder. No momento não podemos contar com ele e temos de dar moral para os jogadores que estão entrando", afirmou Odair na ocasião. "Hoje (contra o Sport) certamente ele também teria dificuldades. Mas é um jogador que está acostumado com essa função, pode dar uma desequilibrada na defesa do adversário com um passe, uma inversão rápida. Ele tem esta situação", completou.

Mas não há como fazer uma previsão. D'Alessandro está lesionado desde a véspera da partida contra Chapecoense, quando levou um carrinho por trás de Camilo durante treinamento. Se passaram 18 dias e as avaliações ocorrerão diariamente até o próximo sábado, quando será determinada a lista de relacionados para o jogo de domingo diante do Santos.

As indicações de D'Alessandro virão do campo de jogo. Mas mesmo que tenha condições físicas de jogar, ainda estará carente de ritmo e da melhor forma. A tendência, no melhor cenário, é ser aproveitado durante a partida.

Com 37 anos, o argentino soma 17 partidas na temporada e marcou quatro gols. Sem ele em campo, o Inter teve três empates e duas vitórias, marcou oito gols e sofreu apenas um.