Time cheio de 'centenários' explica fórmula do Grêmio para o sucesso

Marcelo Grohe, Geromel, Kannemann, Maicon, Ramiro, Luan e Everton. Essa escalação do Grêmio reúne jogadores com mais de 100 partidas pelo clube e ajuda a explicar a fase atual. A despeito dos quatro empates sem gols no Brasileirão, o time gaúcho vive dias de glória e a formação com sete atletas 'centenários' resume a política adotada na Arena.
De 2014 para cá, o Grêmio tem apostado na continuidade do grupo de jogadores.
A manutenção de peças é apontada como receita para conquista de quatro títulos em menos de 20 meses - Copa do Brasil, Libertadores, Recopa Sul-Americana e Gauchão.
"O processo é de continuidade. Sempre é preciso ter alguém para substituir eventual saída, mas manter a base. O Grêmio valoriza por dentro, valoriza aquilo que já tinha. O Grêmio gasta muito pouco em contratações na comparação com outros times de ponta do Brasil. Na medida que os jogadores foram se conhecendo, formando base e sendo valorizados, este processo se transformou em um círculo de resultados com senso coletivo", disse Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio, em recente entrevista à Grêmio TV.
Na prática, a manutenção de jogadores passa por renovação. Um novo vínculo reconhecendo evolução e também afastando assédio de outros clubes. Foi assim com Geromel, Arthur e Luan no ano passado. Também ocorreu aprovação do desempenho de Léo Moura e Cortez. E nesta temporada o raciocínio já foi aplicado a Kannemann e Maicon.
"Esse é o principal segredo. O grupo mantido com reforços pontuais. A gente se conhece bem", disse Bressan, que soma mais de 100 jogos pelo Grêmio, mas está fora do time considerado ideal e tem jogado atualmente pela ausência de Geromel - convocado por Tite.
A lista de quem mais jogou pelo Grêmio no atual elenco é liderada, com folga, por Grohe. O goleiro está no elenco principal desde 2006 e tem 383 partidas pelo clube. Ramiro 230 jogos, Luan 238, Geromel 196, Everton 178, Maicon 131 e Kannemann 102 completam a lista. Os próximos a entrarem no grupo com mais de 100 partidas são Bruno Cortez, Arthur e Léo Moura. O volante leva desvantagem pela transferência encaminhada com o Barcelona e adeus em janeiro. Os dois laterais devem atingir a marca na próxima temporada.
FICHA TÉCNICA
BAHIA X GRÊMIO
Data e hora: 03/06/2018 (Domingo), às 16h (Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Pericles Bassols Cortez (PE)
Auxiliares: Clóvis Amaral da Silva e Cleberson do Nascimento Leite (ambos de Pernambuco)
BAHIA: Anderson; João Pedro, Tiago, Lucas Fonseca e Mena; Flávio, Elton, Edson, Zé Rafael e Vinicius; Régis.
Técnico: Guto Ferreira
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Madson, Bressan, Kannemann e Bruno Cortez; Jailson, Maicon, Ramiro, Cícero e Everton; André.
Técnico: Renato Gaúcho
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.