Santos pega o Vitória em busca de alívio e respiro após semana de protestos

Em um momento crítico na temporada, o Santos recebe o Vitória neste domingo na Vila Belmiro, às 16 horas, com a missão de melhorar pelo menos um pouco a sua campanha no Campeonato Brasileiro. O time paulista, que foi alvo de dois protestos de torcedores ao longo da semana, é um dos piores da competição até o momento – 18º colocado, com um jogo a menos disputado.
Os santistas somam apenas 6 pontos na classificação, em uma campanha de duas vitórias e cinco derrotas. Caso vença, a equipe comandada pelo técnico Jair Ventura ultrapassa o Vitória, que aparece com 8 pontos na tabela da Série A.
A semana não foi fácil para os santistas. Na véspera do jogo com o Vitória, torcedores invadiram o CT Rei Pelé no horário de um treinamento (mas os jogadores ainda não estavam em campo) e entraram em confronto com a Polícia Militar. O ato foi liderado pela principal organizada ligada ao time e a promessa é de que o tom de protesto seja mantido na partida deste domingo.
Na noite de quinta-feira, um grupo de torcedores já havia protestado em Curitiba, com reclamações exaltadas no saguão de entrada do hotel que hospedava a delegação na cidade. O ato ocorreu logo depois da derrota do time para o Atlético-PR, em jogo da última rodada do Brasileiro.
O quadro de efervescência obrigou o presidente José Peres a antecipar o retorno da Inglaterra, onde desempenha o papel de chefe da delegação da seleção brasileira, na fase de preparação para a Copa do Mundo. O mandatário decidiu voltar na segunda-feira, uma semana antes do previsto. Caso o time deixe de somar três pontos contra o Vitória, o dirigente terá que administrar o cenário de pura ebulição.
Na segunda, com Peres já em Santos, o Conselho Gestor se reúne para discutir o trabalho de Jair Ventura e avaliar a continuidade do técnico carioca no cargo. Apesar das dificuldades na Série A, o time está classificado para as fases decisivas de Libertadores e Copa do Brasil, a serem disputadas no segundo semestre.
Bruno Henrique provavelmente no banco
Para tentar fugir da crise, o pressionado técnico Jair Ventura pode contar com o retorno de Bruno Henrique. No entanto, ainda se recuperando de dores na bacia, o atacante admitiu ao longo da semana que não está 100%. A expectativa é de que o jogador seja aproveitado somente no decorrer da partida.
"Ainda não estou recuperado 100%, mas estou procurando recuperar a melhor a forma, estou entrando nos jogos e dando o meu melhor. Aos poucos eu vou me identificando, fazendo o que eu sei fazer, que é jogar futebol, para retomar aquele futebol de 2017", declarou Bruno Henrique em entrevista à Santos TV.
Neste domingo, o Santos não poderá contar com Alison, Vitor Bueno e Arthur Gomes, todos lesionados.
Já o Vitória perdeu José Welison na véspera da partida em Santos – o volante foi vetado, com um desconforto muscular. Seu substituto deverá ser Ramon. O técnico Vágner Mancini também não conta com o lateral Jeferson, que cumpre suspensão automática em razão do terceiro cartão amarelo. Willian Farias, Fillipe Soutto, Juninho, Bryan, Jonatas Belusso e Walisson Maia estão lesionados.
SANTOS x VITÓRIA
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Hora: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)
Auxiliares: Helton Nunes e Alex dos Santos (SC)
Santos
Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz, Dodô; Diego Pituca, Renato, Jean Mota; Gabriel, Eduardo Sasha e Rodrygo
Técnico: Jair Ventura
Vitória
Elias; Lucas, Kanu, Aderllan, Pedro Botelho; Ramon, Rodrigo Andrade, Lucas Fernandes, Rhayner; Neilton e André Lima
Técnico: Vágner Mancini
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.