Topo

Grêmio vai melhor fora e vê torcida exigente: "Se acostumou mal"

Time gaúcho tem apenas uma vitória em quatro jogos como mandante neste Brasileirão - Mailson Santana/Fluminense
Time gaúcho tem apenas uma vitória em quatro jogos como mandante neste Brasileirão Imagem: Mailson Santana/Fluminense

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

01/06/2018 04h00

O Grêmio está com uma ponta de frustração pela campanha que tem após oito jogos no Brasileirão. Ainda invicto como mandante, o time gaúcho acumula mais pontos fora de casa e deixa uma conta em aberto para o restante do campeonato. Até por isso, já existe a ideia de que a expectativa atual é elevada demais.

"O verdadeiro problema é que nosso torcedor se acostumou mal", disse Renato Gaúcho.

O título do Campeonato Gaúcho com sobras, as goleadas no início de maio e o ataque em alta até semanas atrás elevaram as cobranças. Com lesões, adversários mais fechados e oscilação individual o Grêmio tem se ressentido de um maior poder de fogo.

"Nossa torcida se acostumou a ver as vitórias, a ver goleadas. Mas o meu time, contra todo mundo e em todo lugar, joga para ganhar. Joga bonito. E cria. Nem sempre esse futebol vai ganhar. Daqui a pouco a bola entra. Mas mesmo com essa dificuldade, o Grêmio está lá em cima", comentou o treinador.

A projeção muito otimista dos torcedores, que esperam goleadas, já havia sido comentada publicamente antes. Maicon, do alto do status de capitão, tocou no assunto e pediu calma.

"O que mais escuto é que o torcedor fica ansioso para chegar o final de semana. Ansioso para nos ver entrar em campo com o estilo de jogo que a gente não muda. O torcedor vai esperando goleada, mas a gente sabe que não é assim. Sabe que 1 a 0 pode ser goleada. Mas a maneira com a gente joga faz as coisas acontecerem. Sem dúvida o torcedor está muito empolgado, animado, com nossas atuações e talvez possa estar nessa empolgação de que vamos sempre golear. Não é assim", disse o camisa 8 antes da escassez de gols do time.

A relação entre a expectativa da torcida e o fator local até não está diretamente ligada aos resultados. Na Arena, o Grêmio tem apenas uma vitória e três empates. Fora são duas vitórias, um empate e uma derrota. A campanha como visitante é das melhores do Brasileirão. Já na condição de mandante o desempenho é justamente o oposto: 15º lugar.

Na nona rodada do Campeonato Brasileiro o Grêmio visita o Bahia. Depois, atua duas vezes seguidas em casa, contra Palmeiras e América-MG. E no dia 13 de junho vai a Recife encarar o Sport na última partida antes do recesso para a Copa do Mundo.