Topo

Contra Jair e diretoria, torcedores do Santos estendem faixas na Vila

Faixa contra técnico foi colada em muro do estádio em protesto nesta sexta-feira - Samir Carvalho/UOL Esporte
Faixa contra técnico foi colada em muro do estádio em protesto nesta sexta-feira Imagem: Samir Carvalho/UOL Esporte

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos

01/06/2018 15h46

A má fase do Santos, que vem de quatro derrotas nas cinco últimas partidas e terminou a oitava rodada do Campeonato Brasileiro na zona de rebaixamento, aumenta a pressão sobre treinador, jogadores e dirigentes do clube. Desde o fim da partida contra o Atlético-PR, em que o Peixe foi derrotado por 2 a 0 na Arena da Baixada, torcedores deram diversas demonstrações de insatisfação com os rumos da equipe. A mais recente resultou em algumas faixas que foram estendidas nos muros da Vila Belmiro e arredores durante esta sexta-feira.

"Fora Jair retranqueiro", "Acorda diretoria", "Vergonha", "Respeitem o Santos FC" e "Caráter, honra e disposição" foram os dizeres das faixas estendidas por um grupo de torcedores. A primeira delas, em tom crítico ao técnico, foi colada no muro do próprio estádio e retirada depois a pedido de seguranças do clube. As restantes foram mantidas porque estavam fixadas em outras propriedades da área em frente à Vila Belmiro. O protesto foi pacífico.

Pela manhã houve pichações em outros muros da Vila Belmiro com os dizeres "amor ou terror" e "Gabriel c... de burro", em crítica ao camisa 10 do Peixe. Todas as pichações já foram apagadas por funcionários do clube.

Os protestos tiveram início após o jogo desta quinta-feira, com a presença de torcedores no trajeto entre o ônibus do clube e o hotel em que a delegação estava hospedada em Curitiba. Não houve manifestações na chegada do elenco a São Paulo, mas o clube preparou forte aparato de segurança em caso de necessidade.

A permanência do técnico Jair Ventura, um dos principais alvos de protesto da torcida, já é considerada improvável por parte da diretoria do clube, pressionada por torcedores e conselheiros. O time entra em campo domingo, às 16h, contra o Vitória, na Vila Belmiro, e na segunda-feira o Comitê de Gestão tem reunião para discutir a situação do comandante.

Apesar de estar classificado às quartas de final da Copa do Brasil e às oitavas de final da Copa Libertadores, torneios que serão retomados após a Copa do Mundo, o Santos está em crise no Brasileirão: são duas vitórias e cinco derrotas em sete jogos - um a menos que a maioria dos adversários. A equipe é 18ª colocada com seis pontos.

Faixas da torcida do Santos - Samir Carvalho/UOL Esporte - Samir Carvalho/UOL Esporte
Imagem: Samir Carvalho/UOL Esporte

Faixa da torcida do Santos - Samir Carvalho/UOL Esporte - Samir Carvalho/UOL Esporte
Imagem: Samir Carvalho/UOL Esporte