Topo

Atuações do Galo agradam técnico, mas números apontam queda no desempenho

Atlético-MG venceu apenas duas vezes em oito partidas disputadas em maio - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Atlético-MG venceu apenas duas vezes em oito partidas disputadas em maio Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

01/06/2018 04h00

“Não foi dessa vez que o adversário foi melhor do que a gente”, disse o técnico Thiago Larghi, depois da derrota do Atlético-MG para o Sport, por 3 a 2, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. A declaração do treinador deixa clara a satisfação dele com o que tem visto dentro de campo, embora os números não justifiquem tal sentimento.

O Atlético fechou o mês de maio com apenas duas vitórias em oito partidas, eliminado nas Copas Sul-Americana e do Brasil, além de estar fora da zona de classificação para a próxima Copa Libertadores. Nos oito jogos que disputou no mês passado, o Galo venceu apenas o Atlético-PR e o Cruzeiro, que usou os reservas no clássico. Foram quatro empates e mais duas derrotas.

Entre os números de maio na comparação com abril, o que mais chama a atenção é queda de desempenho no ataque. Foram somente sete gols anotados. Dos oito jogos realizados no último mês, três foram por torneios mata-mata e em todos o Galo deixou o campo sem fazer gols, o duelo de volta com o San Lorenzo, pela Copa Sul-Americana e os dois jogos com a Chapecoense pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Em abril, apesar de perder o título do Mineiro para o Cruzeiro, o Atlético apresentou números melhores, com quatro vitórias em oito partidas e 14 gols anotados, o dobro em relação a maio.

Contra o Sport não faltou gols. O Atlético marcou dois, mas permitiu que o adversário virasse a partida em apenas seis minutos, deixando a liderança que era provisória para um lugar fora do G-6 do Brasileirão. Apesar de satisfeito com o que time produzido, Thiago Larghi diz já ter diagnosticado os erros que fizeram o Galo ser derrotado por Flamengo e Sport, nas duas últimas rodadas.

“Primeiro temos que corrigir os erros, que já identificamos. O próprio grupo já sabe quais foram os erros. Agora é preparar. Primeiro é descansar bastante, pois o jogo já é sábado. Na sexta fazer uma movimentação dentro do possível. É encarar o jogo com a Chapecoense como muito importante, para nos manter na parte de cima da tabela”.

Como disse Larghi, o próximo compromisso do Atlético é neste sábado, contra a Chapecoense, no Independência, às 16h. O jogo que abre a 9ª rodada do Brasileirão vale muito para o time alvinegro, que vai jogar somente em Belo Horizonte até parada para a Copa do Mundo. Vão ser quatro jogos na capital mineira, contra a própria Chapecoense, América-MG, Fluminense e Ceará.