Topo

De forma tímida, Loss implanta mudanças no Corinthians após "era Carille"

Osmar Loss busca a primeira vitória como treinador do time profissional do Corinthians - Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Osmar Loss busca a primeira vitória como treinador do time profissional do Corinthians Imagem: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

31/05/2018 04h00

O Corinthians de Osmar Loss será colocado à prova pela terceira vez nesta quinta-feira, diante do América-MG, em Itaquera. Em busca da primeira vitória depois de duas derrotas, o substituto de Fábio Carille completou uma semana no comando da equipe alvinegra em meio a algumas mudanças pontuais em relação ao trabalho anterior.

A ascensão da maior promessa corintiana, o meia-atacante Pedrinho, por exemplo, foi colocada em xeque logo na primeira partida de Loss como técnico. O jogador, visivelmente cansado, foi substituído no segundo tempo. O treinador, em seguida, sinalizou que prefere escalar jogadores que possam atuar por 90 minutos, a fim de preservar uma substituição nos jogos.

Como já estava definido antes mesmo da saída de Carille, Pedrinho começou no banco de reservas diante do Inter. Recuperado fisicamente depois de seis jogos como titular, o jogador voltará à equipe titular de Loss nesta quinta-feira.

"Muitas vezes a gente pensa que a condição física pode atrapalhar a técnica. São coisas conjuntas. Mas a cada dia que passa ele vem se tornando o jogador mais preparado que a gente acredita que ele será, porque tecnicamente acho que ninguém tem dúvida do que ele pode ser", disse Loss, que comandou Pedrinho também no sub-20.

Kazim - Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians - Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians
Atacante Kazim ganhou espaço com Loss
Imagem: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

O treinador, por outro lado, passou a dar mais espaço a dois atletas que não tinham qualquer perspectiva com Carille. Kazim passou a ser visto novamente como uma opção. Ele figurou nas duas últimas listas de relacionados e até foi "promovido" nos treinos realizados no CT Joaquim Grava. Na última atividade antes do duelo com o América-MG, o turco foi utilizado como um coringa - antes, ele estava limitado às rodas de bobinho.

Léo Príncipe foi além. O lateral foi preterido por Carille desde o começo da temporada depois de deslocar o volante Mantuan para a posição, como reserva de Fagner. Agora, com Loss, o jogador revelado na base do clube voltou a ser relacionado e ter chances reais de entrar em campo novamente.

"Todos os jogadores que fazem parte do elenco podem ser utilizados no Campeonato Brasileiro, em que não existe limite de inscritos. É o treinamento que faz o atleta ser escalado, além da necessidade de termos jogadores de determinadas características de acordo com os jogos", ressaltou o treinador.

Loss ainda mostrou que pode utilizar com mais frequência o esquema com centroavante. Diante do Inter, o Corinthians teve Roger no comando do ataque ao lado dos titulares. O camisa 9 já havia iniciado duas partidas com Carille, quando a equipe alvinegra tinha mais reservas em campo (contra Ceará e Sport). Nesta quinta, o time de Loss entrará em campo no 4-2-4, com Rodriguinho de volta à formação.

No terceiro jogo à frente do Corinthians, Loss não poderá contar com o volante Maycon, suspenso. Paulo Roberto atuará, assim, ao lado de Gabriel. No meio-campo, Pedrinho atuará ao lado do trio Rodriguinho, Jadson e Mateus Vital. O treinador não poderá contar com Romero, Ralf, Renê Júnior, Clayson, Danilo, Bruno Xavier e Emerson, todos com problemas físicos. Além disso, Cássio e Fagner estão com a seleção brasileira.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS x AMÉRICA-MG

Data: 31 de maio de 2018, quinta-feira
Horário: 18h (de Brasília)
Competição: Campeonato Brasileiro (8ª rodada)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
Assistentes: Michael Correia e João Luiz Coelho de Albuquerque (ambos do RJ)

CORINTHIANS: Walter; Mantuan, Balbuena, Henrique e Sidcley; Gabriel e Paulo Roberto; Pedrinho, Jadson, Rodriguinho e Mateus Vital. Técnico: Osmar Loss

AMÉRICA-MG: Jori; Aderlan, Messias, Matheus Ferraz e Giovanni; Juninho, Christian e Serginho; Aylon, Luan e Judivan. Técnico: Enderson Moreira