Topo

Cruzeiro mira evolução no Brasileiro para cumprir terceira meta do semestre

Agora só restou o Brasileirão. Cruzeiro quer terminar entre os líderes antes da Copa - Cleber Yamaguchi/AGIF
Agora só restou o Brasileirão. Cruzeiro quer terminar entre os líderes antes da Copa Imagem: Cleber Yamaguchi/AGIF

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

27/05/2018 04h00

Com altas doses de drama, o Cruzeiro tem conseguido cumprir suas metas neste primeiro semestre de 2018. Campeão Mineiro e classificado na primeira colocação de um grupo considerado da morte na Libertadores, o time celeste vai agora em busca de melhores rendimentos no Brasileirão. Apenas com o torneio nacional pela frente, a terceira e última meta antes da Copa do Mundo é chegar o mais perto da possível do topo da tabela.

Por causa das atenções divididas com a Libertadores, Mano Menezes precisou mesclar seu time em pelo menos duas partidas do Brasileirão, ocasiões em que o Cruzeiro somou apenas um ponto em seis disputados. Até a Copa do Mundo, a meta estipulada no plantel foi de chegar ao Mundial pelo menos entre os quatro colocados, e o mais próximo possível dos líderes. Com sete pontos somados e mais seis jogos a disputar, o time terá força total daqui pra frente, a exceção é Arrascaeta, que está com a seleção uruguaia.

“Não tem outra razão para a gente não utilizar todos os jogadores que a gente ache que estão melhores e que vão permitir que a equipe use essa qualidade de jogo que a gente tem feito”, comentou Mano Menezes.

Nos primeiros quatro meses de calendário do futebol, a Raposa passou por alguns tormentos na temporada, mas conseguiu se sair bem deles. O primeiro foi no jogo de ida da final do Mineiro, perdendo pela primeira vez na competição e quase colocando por terra o título estadual. O segundo momento aconteceu nas três primeiras partidas pela Libertadores, somando apenas dois pontos e correndo risco de ser eliminado na fase de grupos. Superada a turbulência, a meta agora é embalar no Brasileiro. Hoje, a equipe tem apenas sete pontos somados e ocupa o meio da tabela. Alcançar o rival Atlético-MG, o Flamengo e outras equipes como o Corinthians e Palmeiras passa a ser o objetivo celeste até a Copa.

“Esperamos ficar entre os quatro primeiros, temos possibilidade de fazer uma pontuação maior. O campeonato é parelho, já foi possível ver isso. Ninguém saltou lá na frente como o Corinthians fez no ano passado. É possível sonhar, sim, com aquilo que estamos produzindo para melhorar nossa colocação”, acrescentou Mano.

O primeiro dos seis duelos restantes até a parada para a Copa do Mundo será contra o Santos, neste domingo, no Pacaembu. Na sexta-feira, a diretoria recebeu o aval da CBF para escalar o zagueiro Dedé, inscrito na lista de suplentes do técnico Tite. Apesar da certeza do zagueiro, o time titular ainda é mistério devido aos treinamentos fechados comandados por Mano na Toca. Desfalque certo será o meia Arrascaeta, que se despediu do time no meio da semana e já está se preparando para a Copa com a seleção do Uruguai.

SANTOS x CRUZEIRO

Motivo: 7ª rodada do Brasileirão
Data/Hora: 27/05/2018, às 16h (de Brasília)
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes: Pedro Martinelli Christino (PR) e Luciano Roggenbaum (PR)

SANTOS: Vanderlei; Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz e Dodô; Diego Pituca (Yuri), Jean Mota (Léo Cittadini) e Rodrygo; Gabigol, Eduardo Sasha e Bruno Henrique. Técnico: Jair Ventura.

CRUZEIRO: Fábio; Edilson, Dedé, Léo e Egídio; Henrique e Lucas Silva; Thiago Neves, Robinho e Rafael Sobis; Sassá. Técnico: Mano Menezes.