Grêmio e Inter se reencontram em novo teste para "gangorra Gre-Nal"

O Gre-Nal carrega uma gangorra. Enquanto um está bem, normalmente o outro vive fase contrária. Recentemente, foram anos de glórias do Inter, nem tanto para o Grêmio. Mas neste sábado (12), o clássico 416 será novo teste para a gangorra que se inverteu. A partir das 16h (de Brasília) o Tricolor ostenta o posto de campeão da Libertadores, Gaucho e dono de um dos melhores rendimentos do país contra um Colorado que sofre com protestos e tenta se reconstruir.
Inter sofre com protestos
Diz uma antiga máxima: "Gre-Nal arruma ou desarruma a casa". E é por esta organização de residência que o time vermelho joga. Depois de completar quatro partidas sem vitória (três do Brasileiro e uma da Copa do Brasil), passar o mesmo período sem marcar um gol sequer e ver crescerem os protestos da torcida, só ir bem contra o tradicional oponente pode ser alento para os lados do Beira-Rio.
A torcida está descontente com o rendimento da equipe, pede a saída do vice de futebol Roberto Melo, cujo condomínio onde mora foi até alvo de vandalismo, do técnico Odair Hellmann e de jogadores do grupo. Só quer a volta das vitórias.
E para driblar o clima tenso, que advém até do ambiente interno, o Inter se exilou. Foi para Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, e treinou sob regime de portas fechadas durante praticamente toda preparação para o jogo.
O Colorado busca se reconstruir, se reerguer no ano em que voltou à Série A. Não se vê no mesmo estágio que o Grêmio, mas acredita que possa vencer. "O Gre-Nal já tem uma dimensão enorme. O que estamos fazendo é uma privacidade para treinamentos e achar a melhor equipe para o confronto. Por si só o Gre-Nal já tem uma grande importância", disse o técnico Odair Hellmann.
Grêmio vive ápice
Enquanto o Inter sofre, tenta unir-se a partir dos cacos, retomar sua grandeza, o Grêmio vive seu ápice. São conquistas após conquistas. A Copa do Brasil de 2016, a Libertadores de 2017, a Recopa e o Gauchão em 2018, uma lista de taças novas que se empilham no museu do clube.
Neste ano, inclusive, o Grêmio se orgulha de ter batido o tradicional adversário duas vezes e eliminado o Inter do Gauchão nas quartas de final. Mais um motivo para sorrir.
E ver o time em campo já é bastante. Com um futebol envolvente, a equipe de Renato Gaúcho não esconde ou se omite ao rótulo de 'um dos melhores do Brasil'. "Estamos encantando todo mundo", disse o treinador após a goleada sobre o Santos pelo Brasileiro.
Com os titulares, o Tricolor não perde exatamente desde o jogo contra o Inter, pelo Gauchão. Foi em março deste ano. Desde então, surpresas apenas quando o time usou suplentes. E na ocasião da derrota, o Grêmio ainda comemorou pois se classificou devido a vitória por 3 a 0 no jogo de ida.
Além do que já vale um Gre-Nal, a partida ganhou um componente extra. A morte do ex-presidente Fábio Koff faz o ambiente gremista querer ainda mais superar o Colorado como presente póstumo ao presidente mais vencedor da história do clube.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X INTERNACIONAL
Data e hora: 12/05/2018 (Sábado), às 16h (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Fabrício Villarinho da Silva e Bruno Raphael Pires (ambos de Goiás)
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Kannemann, Pedro Geromel e Cortez; Maicon, Arthur, Alisson, Luan e Everton; André.
Técnico: Renato Gaúcho
INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; Fabiano, Rodrigo Moledo, Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Zeca, Lucca, D'Alessandro e Patrick; Leandro Damião.
Técnico: Odair Hellmann
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.