Após duas derrotas e uma vitória, Inter tira lições para o próximo Gre-Nal

Foram três jogos e muitas lições. Depois de perder duas vezes para o Grêmio, o Inter venceu e acredita ter aprendido um padrão de conduta para repetir no próximo sábado, quando revê o tradicional oponente, agora pelo Brasileiro.
"Já vencemos eles. Eu acho que o clássico iguala muito, embora o adversário viva bom momento, sim. O momento melhor hoje no cenário brasileiro é deles. Mas estamos aqui para superar este tipo de situação. No futebol não tem situação melhor que esta. Vamos fazer nosso trabalho e estaremos motivados e forte para superar eles", disse o volante Patrick.
Everton: O lado mais forte do ataque
O primeiro tópico que o Inter crê ter aprendido com os clássicos que já enfrentou neste ano é sobre o poder de ataque do lado esquerdo do Grêmio. Esta lição veio com a queda no duelo da primeira fase do Gauchão. Dudu e Nico López, ambos sem poder de marcação como característica, sofreram com Everton e as chegadas de Bruno Cortez. Por ali nasceram os gols da vitória gremista.
Ciente disso, o técnico Odair Hellmann tem convicção que manter Fabiano pode ser uma situação importante no objetivo de vitória. No clássico que venceu, duelo de volta das quartas de final do Gauchão, por exemplo, colocou Edenílson na direita e Gabriel Dias para auxiliar no controle das investidas azuis - Fabiano entrou no decorrer do jogo.
A criação vem dos volantes e Luan flutua
Outra capacidade criativa do Grêmio identificada nos jogos contra o Inter foi a criação a partir dos volantes: Maicon e Arthur são responsáveis por abastecer o ataque. Como ligação entre o último homem e o meio, Luan é o jogador que se posiciona atrás dos volantes adversários.
No clássico em que levou 3 a 0, jogo de ida das quartas de final do Gauchão, o Inter recuou as linhas e bloqueou o acesso de Luan à área. Porém, ao fazer isso, tirou jogadores do contato com Maicon (depois Arthur) e Jaílson. Viu, então, o primeiro gol do jogo, que acabou determinando um segundo tempo totalmente diferente, sair dos pés de Maicon, que encontrou Ramiro e cruzou para Everton.
Luan atrás dos volantes foi a chave do desequilíbrio do Inter no primeiro dos confrontos, quando era o atacante, depois de Dourado e Edenílson e no espaço antes da zaga, o que desestabilizava todo setor.
Um time maduro e experiente
Outro ponto que ficou claro nos últimos clássicos ao Inter é que o Grêmio dificilmente se abala durante um jogo. Com um modelo solidificado com vitórias recentes, a equipe tricolor é madura em campo e pouco se deixa afetar por influências externas.
As lições serão trabalhadas nos dois treinamentos fechados que já estão marcados para os próximos dias. Inter e Grêmio jogam no sábado a partir das 16h (de Brasília) na Arena.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.