Topo

Poder defensivo e lição de Gre-Nais pesam para Fabiano se manter no Inter

Fabiano deve seguir titular do Inter, independente da concorrência de Zeca - Ricardo Duarte/Inter
Fabiano deve seguir titular do Inter, independente da concorrência de Zeca Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

07/05/2018 13h45

Os Gre-Nais do Gauchão ensinaram ao Inter o caminho usado pelo Grêmio para atacar. A criação partindo de trás e Everton auxiliado repetidamente. Por isso, a capacidade defensiva de Fabiano se torna fundamental e a estreia de Zeca pode ocorrer na esquerda.

Mesmo que o técnico Odair Hellmann tenha firmado posição e garantido que imagina usar Zeca no lado direito, o poder de marcação de Fabiano se torna fundamental no planejamento do jogo do próximo sábado.

Até porque o Inter não terá Edenílson, lesionado, e não há outro lateral de características defensivas para atuar. Zeca, a exemplo de Dudu, Iago e tantos outros, tem no ataque a característica de mais peso.

E o rendimento de Fabiano tem sido bom. No jogo contra o Flamengo, derrota por 2 a 0 no Maracanã no domingo, nenhum dos gols nasceu ou foi concluído pelo lado dele. O ex-palmeirense controlou um dos principais expoentes técnicos do rival, Vinícius Jr., que pouco participou da partida. Venceu a maior parte dos duelos individuais e foi seguro na bola aérea.

E o lado direito da defesa foi um dos locais que sofreu contra o Grêmio nos clássicos já disputados na temporada. No primeiro do ano, dois gols nasceram por ali. No segundo, a conclusão do primeiro gol também veio às costas do lateral direito. Edenílson, na ocasião.

Fabiano disputou sete partidas, tem 502 minutos em campo. Foram três vitórias, um empate e três derrotas. Foram somente cinco gols sofridos com ele atuando, média inferior a um por partida. Nesta lista de partidas tiveram três em que o time vermelho não foi vazado.

Já no lado oposto, Iago tem oscilado. Sofreu com investidas dos adversários no jogo com Flamengo e ainda perdeu duas oportunidades de gol no fim da partida. O processo natural de entrada no time do jovem de 21 anos pode requerer um tempo de reciclagem e Zeca teria possibilidade de aparecer por ali. Ou ainda o regresso de Uendel, que tem ficado na reserva. 

O Inter se reapresenta na terça-feira e encara o Grêmio no sábado às 16h (de Brasília) na Arena.