Topo

Com um a mais, Grêmio desperdiça chances e empata com Atlético-PR

Do UOL, em Porto Alegre

22/04/2018 20h56

O Grêmio perdeu ao menos quatro chances boas de gol no primeiro tempo. E não conseguiu vazar o Atlético-PR neste domingo (22), mesmo com um a mais a partir dos 27 minutos do segundo tempo. Pela segunda rodada do Brasileiro, na Arena, o placar de 0 a 0 deu um ponto para cada lado.

Com estratégias iguais, Grêmio e Atlético-PR primaram pela posse de bola. Mas de efetivo, apenas a série de oportunidades criadas pelos gaúchos. Os paranaenses pouco frequentaram as linhas de ataque e ainda ficaram com 10 com a expulsão de Camacho.

Tanto Grêmio quanto Atlético-PR somam quatro pontos na classificação. O Rubro-Negro, com quatro de saldo, pula para a vice-liderança. Já o Grêmio, com um, iguala Vasco, São Paulo e Palmeiras.

Na próxima rodada, os gremistas encaram o Botafogo, sábado, já os atleticanos jogam contra o Bahia, domingo. Antes, porém, o Tricolor tem o Goiás pela frente na Copa do Brasil, quarta-feira.

Foi bem: Santos erra menos com os pés que os de linha

O goleiro Santos, do Atlético-PR errou menos utilizando os pés que seus companheiros de linha. Além disso, foi importante em uma série de defesas evitando gols do Grêmio. 

Foi mal: Camacho é expulso em 3 minutos de fúria

Camacho sequer tinha cartão amarelo até os 25 minutos do segundo tempo. Foi quando ficou na frente de Maicon numa reposição de bola e recebeu cartão por retardar a saída. Só que em seguida, aos 27, ciente que já tinha recebido cartão, ele fez uma falta dura em Luan e acabou expulso. 

A bola é de quem? Grêmio e Atlético-PR são semelhantes

Grêmio e Atlético-PR são semelhantes. Ambos os times primam pela posse de bola, trocam passes em série, evitam a ligação direta e são muito pacientes na criação de jogadas. Foi evidente a disputa pela posse de bola. Cada vez que um dos times tinha a bola, tratava de propor suas armas, o outro via-se em problemas. A alternância em maior posse tomou conta da partida e cada um tratou de valorizar ainda mais quando tinha o jogo nas mãos.

Marcação alta, bola na trave: Grêmio quase marca

Mas nem tudo deu certo na estratégia visitante. O Grêmio encontrou um jogo semelhante a este na final da Libertadores passada. E ganhou duas vezes do Lanús. Por isso, está 'doutrinado' a marcar alto e de forma agressiva. Tanto que logo com quatro minutos de jogo já tinha uma bola na trave e no mesmo lance um gol perdido por Ramiro.

André reclama pênalti não marcado

Ainda no começo do jogo, André reclamou muito. O centroavante gremista, autor do gol da vitória sobre o Cruzeiro na estreia, disputou uma bola dentro da área e alegou ter sido puxado. Caiu, gesticulou, e viu o árbitro Raphael Klaus não marcar nada.

Grêmio aproveita espaço e empilha chances

Não foram poucas as chances do Grêmio. O Atlético-PR ao avançar deixou muitos espaços. No contra-ataque, Everton, Luan, todos tiveram boas chances aproveitando-se de uma movimentação equivocada do bloco defensivo rubro-negro. A linha de zaga, formada por zagueiros e alas, não avançava ao mesmo tempo do meio-campo e ataque. Com isso, abria-se campo para trabalho dos meias do Grêmio.

Com um a mais, Renato ataca

No segundo tempo, com um a mais, o Grêmio abriu mão de sua defesa. Renato Gaúcho tirou Maicon e Arthur e acabou sem volantes. Maicosuel, Jael, todos jogadores de setor ofensivo, entraram, mas a rotina de chances perdidas persistiu até o apito derradeiro. 

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 0 X 0 ATLÉTICO-PR
Data
: 22/04/2018 (Domingo)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Raphael Claus
Auxiliares: Alessandro Alvaro Rocha de Matos e Danilo Ricardo Simon Manis
Renda: R$ 688.660,00
Público: 23.894 (total)
Cartões amarelos:  Pablo (CAP); Bruno Guimarães (CAP), Camacho (CAP); Pedro Geromel (GRE), André (GRE), Ramiro (GRE);
Cartões vermelhos: Camacho (CAP);
Gols:

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Léo Moura (Alisson), Geromel, Bressan e Cortez; Maicon (Maicosuel), Arthur (Jael), Ramiro, Everton e Cícero; André.
Técnico: Renato Gaúcho

ATLÉTICO-PR
Santos; Esteban Pavez, Paulo André, Thiago Heleno e Matheus Rosseto; Camacho, Lucho González (Bruno Guimarães), Thiago Carleto, Nikão e Guilherme (Zé Ivaldo); Pablo (Ederson).
Técnico: Fernando Diniz