PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Grêmio traça três metas para fazer time reserva render contra o Avaí

Renato Gaúcho comandará time cheio de reservas em meio à semifinal da Libertadores - Marcello Zambrana/AGIF
Renato Gaúcho comandará time cheio de reservas em meio à semifinal da Libertadores Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

29/10/2017 04h00

O Grêmio pensa, e muito, na Copa Libertadores, mas antes de confirmar a vaga na final volta a jogar pelo Brasileirão. Para manter a competitividade contra o Avaí, neste domingo (29), o Tricolor tem três objetivos no jogo válido pela 31ª rodada. Se manter no topo da tabela, acirrar a disputa interna pelo status de reservas imediatos e testar atletas de volta após lesão.

Para evitar desmobilização, Renato Gaúcho viajou com os suplentes. A medida confere mais envolvimento do departamento de futebol com a partida.

Ao longo de 2017, o Grêmio já usou o expediente. Em casos extremos, como na Primeira Liga, botou o chamado time de transição em campo e Renato sequer viajou. No ano passado, em meio às finais da Copa do Brasil, o treinador também não acompanhou a delegação.

Agora será diferente. Em Florianópolis, o Grêmio tem objetivos. O primeiro é chegar aos 53 pontos e continuar a perseguição a uma vaga direta na fase de grupos da próxima edição da Copa Libertadores. Mesmo que esteja próximo da decisão neste ano, o Tricolor não quer correr risco de cair no pior cenário possível e sair de finalista a um mero espectador em pouco tempo.

"A gente não pode abandonar o campeonato. Temos de defender nosso lugar e não deixar os outros times dispararem na parte de cima da tabela", disse Bressan. "Não estamos em uma zona tão confortável, não tem tanta gordura para queimar. Então tem foco no Brasileiro também", avisou Marcelo Oliveira.

Depois da tabela, a outra razão para o Grêmio correr no estádio da Ressacada será a chance para os reservas ganharem pontos. Nos últimos dias, o grupo presenciou um caso oposto. Michael Arroyo, 30 anos, que perdeu espaço justamente por atuações irregulares.

"É uma chance para todos mostrarem seu valor. Estamos conversando no vestiário sobre isso, a chance para cada um mostrar o seu futebol (...) Lá para frente a sequência vai pesar e todos poderão ter oportunidades. E aí a gente pode mostrar serviço ao Renato, dizer que ele pode contar com a gente", comentou Bressan.

Por fim, o jogo fora de casa também é o laboratório perfeito para dois jogadores que voltaram de lesão recentemente. Michel e Cristian estão relacionados e até podem atuar lado a lado, como titulares. O que pesa contra a formação dessa dupla é justamente o tempo de inatividade e a falta de ritmo de jogo. Mas atuar em Santa Catarina pode ajudar a ambos no retorno.

FICHA TÉCNICA
AVAÍ X GRÊMIO

Data e hora: 29/10/2017 (domingo) às 19h (Brasília)
Local: estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Auxiliares: Hélcio Araujo Neves e José Ricardo Guimaraes Coimbra (ambos PA)


AVAÍ: Douglas; Leandro Silva, Alemão, Betão, João Paulo; Judson, Pedro Castro e Marquinhos; Luanzinho, Romulo e Junior Dutra
Técnico: Claudinei Oliveira

GRÊMIO: Paulo Victor; Leonardo, Bressan, Rafael Thyere e Marcelo Oliveira; Michel, Cristian (Kaio), Everton, Jean Pyerre e Beto da Silva (Patrick); Jael
Técnico: Renato Gaúcho

Esporte