Topo

Atlético-PR fecha parceria com empresa que reformulou Alemanha e Bélgica

Mario Gotze, uma das revelações do futebol alemão - Martin Meissner/AP Photo
Mario Gotze, uma das revelações do futebol alemão Imagem: Martin Meissner/AP Photo

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

26/10/2017 14h33

O Atlético Paranaense fechou uma parceria com a Double Pass, empresa belga que ajudou na reformulação das categorias de base das federações Alemã e Belga de futebol. O clube ainda não anunciou oficialmente, mas a empresa passará a trabalhar nas categorias de base do Furacão, como já faz no Flamengo, com o objetivo de melhorar a capacidade de revelações de jogadores.

A consultoria implementa métodos de trabalho junto aos jogadores da base, participando da formação em diversos aspectos, como comportamentais, técnicos e fisiológicos e mexendo desde no método de recrutamento de novos jogadores até modelos de treinamentos.

A Double Pass faz uma triagem junto a profissionais de todo o segmento da base, identificando perfis de jogadores, técnicos e funcionários co-relacionados, como psicólogos e preparadores físicos, para depois propor melhorias. O Atlético ainda não anunciou o período de trabalho em parceria.

Na Alemanha, a Double Pass iniciou o trabalho de reformulação da base em 2006. Em material disponível no site da Federação Alemã, o trabalho é descrito como “análise de conteúdo e avaliação do conteúdo com os clubes (...) O objetivo é verificar todos os critérios e examinar o que é importante para o cliente, divididos em oito dimensões: estratégia/finanças, organização/procedimentos, treinamento e avaliação de futebol, apoio e educação, recursos humanos, comunicação e cooperação, infraestrutura e equipamentos, bem como eficácia e permeabilidade. Analisamos o que está disponível nos clubes e o que está faltando ou o que está implementado e o que não é.”