Palmeiras atropela Grêmio em Porto Alegre e pressiona líder Corinthians
Três jogos, três vitórias. Alberto Valentim, em meio à luta para provar no dia a dia que merece uma chance para ser efetivado como técnico do Palmeiras, não poderia esperar um início melhor. Neste domingo, o clube alviverde se colocou ainda mais forte na briga pelo título do Campeonato Brasileiro: vitória por 3 a 1 sobre o Grêmio, em Porto Alegre, e a diminuição da desvantagem em relação ao líder e arquirrival Corinthians.
Dono de um segundo tempo avassalador - Dudu e Moisés definiram o resultado em menos de dez minutos (o capitão ainda anotou o terceiro, enquanto Michel diminuiu para o Grêmio) -, o Palmeiras chegou aos 53 pontos, assumiu a vice-liderança e colou no Corinthians. Seis pontos separam os dois rivais paulistas, sendo que o time alvinegro ainda entra em campo nesta segunda-feira para enfrentar o Botafogo, no Rio de Janeiro.
Enquanto o Palmeiras se sustenta na disputa pelo troféu da Série A, o Grêmio, que utilizou apenas os titulares Michel e Luan desde o início do jogo, cai na tabela de classificação. A equipe comandada por Renato Portaluppi, estacionada com 50 pontos, ocupa a quarta posição.
A terceira vitória de Valentim aproxima o Palmeiras do Corinthians, mas o técnico-interino terá outro desafio antes do esperado encontro com o rival, no dia 5 de novembro. Na segunda-feira, dia 30, a equipe alviverde recebe o Cruzeiro, no Allianz Parque. O Grêmio, focado no jogo de quarta contra o Barcelona, no Equador, pela Copa Libertadores, pega o Avaí no domingo.
Quem foi bem: Dudu
O capitão palmeirense cresceu novamente sob o comando de Alberto Valentim. Diante do Grêmio, foi decisivo. O camisa 7 anotou dois gols na Arena e comandou a importante vitória que aproxima o Palmeiras da briga pelo bicampeonato nacional.
Quem foi mal: Arroyo
Contratado como uma alternativa à saída de Pedro Rocha, Arroyo novamente decepcionou. No primeiro tempo, por exemplo, demorou a finalizar e permitiu a Mayke praticamente evitar o gol gremista. No segundo, apagado depois do Palmeiras construir o resultado, decepcionou e saiu vaiado pela torcida.
Borja ganha sequência e agrada
Depois de dois meses, Miguel Borja, enfim, ganhou uma nova chance como titular do Palmeiras. Sem Willian, que sofreu um edema na coxa e vai desfalcar o time por até três semanas, o interino Alberto Valentim confiou no colombiano, que agradou. O camisa 9 mostrou boa movimentação e foi fundamental na construção do segundo gol alviverde: Moisés pegou a sobra de um forte chute do centroavante, que, quase sem ângulo, obrigou Paulo Victor a fazer boa defesa.
Palmeiras avassalador
Um primeiro tempo morno. Um segundo de "manual". O Palmeiras precisou de apenas seis minutos para praticamente definir o resultado no Rio Grande do Sul. Aos 3min, Dudu arriscou de longe e viu a bola desviar em Marcelo Oliveira antes de entrar nas redes de Paulo Victor. Aos 9min, Moisés aproveitou rebote do goleiro gremista para ampliar. O Palmeiras não diminuiu o ritmo e acabou recompensado aos 17min, quando Dudu anotou o terceiro.
Grêmio sente gol e cede
Mesmo com um time majoritariamente formado por reservas, o Grêmio encarou bem o Palmeiras durante a primeira etapa. No entanto, o "azar" de Paulo Victor logo no início do segundo tempo, que não conseguiu evitar o gol de Dudu após desvio de Marcelo Oliveira, abateu o time gaúcho. A equipe de Renato Portaluppi abusou de jogadas individuais e cedeu muitos espaços ao Palmeiras, que aproveitou para construir um tranquilo resultado, mesmo com o gol de Michel aos 33min.
Renato Gaúcho empurra Luan para o campo
Na comemoração do gol do Grêmio, Luan foi avisado por Renato Gaúcho que sairia do jogo. Prontamente saiu, sem perceber que o árbitro Ricardo Marques Ribeiro não havia autorizado a troca e a entrada de Dionathã. Luan já estava no reservado quando, Renato Gaúcho, percebendo que o time tricolor ficaria com um a menos, empurrou o gremista para dentro de campo. Ele voltou já com a jogada em andamento e acabou levando amarelo pois não teria sido autorizado a entrada. Minutos mais tarde a troca foi devidamente feita.
Alberto Valentim dá chance a Deyverson
Antigo titular absoluto com Cuca, Deyverson ganhou a primeira chance com Alberto Valentim neste domingo. Preterido nos dois primeiros jogos do interino, o centroavante substituiu Borja quando a partida se encontrava definida. O camisa 16 foi quem mais perdeu espaço desde a demissão do antigo treinador.
Suspenso
Apesar da vitória, Valentim contou com uma notícia ruim na Arena Grêmio. O meio-campista Bruno Henrique recebeu o terceiro amarelo e está suspenso do jogo contra o Cruzeiro. O interino, desta forma, não vai poder novamente repetir o time que considera ideal.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 x 3 PALMEIRAS
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 22 de outubro de 2017 (domingo)
Horário: 17h (de Brasília)
Publico: 16.238 pagantes (18.388 total)
Renda: R$ 536.774,00
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG) e Sidmar dos Santos Meurer (MG)
Cartões Amarelos: Michel e Luan(Grêmio); Bruno Henrique (Palmeiras)
Gols:
GRÊMIO: Michel, aos 33min do 2º tempo
PALMEIRAS: Dudu, aos 3min e aos 20min do 2º tempo; e Moisés, aos 9min do 2º tempo
GRÊMIO: Paulo Victor; Léo Moura, Bruno Rodrigo (Jailson), Rafael Thyere e Marcelo Oliveira; Michel e Kaio; Everton, Luan (Dionathã) e Arroyo (Beto da Silva); Jael.
Técnico: Renato Gaúcho.
PALMEIRAS: Fernando Prass; Mayke, Edu Dracena, Juninho e Egídio; Bruno Henrique (Thiago Santos), Tchê Tchê e Moisés (Raphael Veiga); Keno, Miguel Borja (Deyverson) e Dudu.
Técnico: Alberto Valentim.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.