Topo

Cláusula de risco e boa-fé ajudaram M. Oliveira a virar líder no Grêmio

Lateral esquerdo teve infecção hospital após cirurgia no joelho, em 2007 - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Lateral esquerdo teve infecção hospital após cirurgia no joelho, em 2007 Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

22/10/2017 04h00

Marcelo Oliveira, 30 anos, é um dos líderes do elenco do Grêmio. No clube desde 2015, ele perdeu a condição de titular na atual temporada em decorrência de lesões, mas segue com cartaz inabalado internamente. O status é fruto da postura no dia a dia, mas também do episódio vivido logo que chegou a Porto Alegre.

Em dezembro de 2014, Oliveira se reuniu com o Grêmio e fez exames médicos. Depois da bateria de testes, conversou com a diretoria para assinar e avisou: tinha sofrido com uma infecção hospitalar após cirurgia no joelho, mas não sofria com nenhuma limitação.

O Grêmio já havia detectado nos exames protocolares o problema. O histórico do lateral após a cirurgia, realizada em 2007 quando estava no Corinthians, atestava que não haviam problemas. Mas a postura dele surpreendeu.

“Quando eu cheguei, partiu de mim colocar uma clausula no contrato que caso eu não jogasse pelo joelho, não receberia nada”, contou o jogador à Grêmio TV. “Ele tomou a iniciativa, mostrou caráter. Boa-fé. Grandeza”, comentou Romildo Bolzan Jr., presidente do Grêmio.

Marcelo Oliveira foi a primeira contratação de Bolzan como dirigente de futebol. Ex-prefeito de Osório, o advogado recém havia vencido a eleição presidencial do Grêmio e começava a lidar com o dia a dia do futebol. O ato do jogador cativou o dirigente.

“Em todo clube que chego, olham minha ressonância e se assustam. Os doutores falam que se colocarem num congresso ninguém vai dizer que aquilo ali corre. Desde que voltei, estou jogando. Venho jogando em alto nível desde então”, comentou Marcelo Oliveira.

O atual contrato do camisa 26 não tem mais referida cláusula. Depois do primeiro acordo, ele já renovou duas vezes com o Grêmio e também estendeu a relação com o clube.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO X PALMEIRAS

Data e hora
: 22/10/2017 (Domingo), às 17h (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: Globo e PPV
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo e Sidmar dos Santos Meurer (ambos de MG)

GRÊMIO: Paulo Victor; Léo Moura, Bruno Rodrigo, Rafael Thyere e Marcelo Oliveira; Jailson, Cristian (Michel), Everton, Luan e Arroyo; Jael.
Técnico: Renato Gaúcho

PALMEIRAS: Fernando Prass; Mayke, Edu Dracena, Juninho e Egídio; Bruno Henrique, Tchê Tchê e Moisés; Keno, Miguel Borja e Dudu.
Técnico: Alberto Valentim (interino)