Topo

Grêmio perde a terceira seguida e liga alerta com declínio no returno

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

25/09/2017 04h00

O Grêmio está em declínio. A derrota para o Bahia, mesmo com pênalti inexistente no final, foi a terceira consecutiva e confirmou um quadro no returno do Campeonato Brasileiro: o time gaúcho está cada vez mais distante do título e bem perto de embolar na briga por uma vaga à Copa Libertadores do próximo ano. Os números fazem o sinal de alerta ligar na Arena.

Em seis partidas na segunda parte do Brasileirão, o Grêmio conseguiu só quatro pontos. O rendimento é superior apenas a Coritiba e Sport, times que brigam contra o rebaixamento.

“O Grêmio tem que somar pontos, temos que voltar a somar pontos, para melhorar a posição e seguir essa jornada de 2017”, disse Odorico Roman, vice de futebol.

Estacionado nos 42 pontos desde a 22ª rodada, quando fez 5 a 0 no Sport em Porto Alegre, o Grêmio foi ultrapassado pelo Santos e ficou mais longe de brigar pelo título. Pior: assistiu a aproximação de Palmeiras, Cruzeiro e Botafogo. O empate do Flamengo com o Avaí impediu que a lista de perseguidores fosse maior.

Nas próximas rodadas é bem possível que haja revezamento no time que entrar em campo pelo Brasileirão. Tudo por conta da semifinal da Libertadores, diante do Barcelona-EQU. Até a primeira partida, em Guaiaquil, acontecem mais cinco rodadas do campeonato nacional.

“Não vou criticar meu time e grupo por ter perdido uma posição. Perdemos uma posição, mas sem problema algum”, minimizou Renato Gaúcho em sua já tradicional postura pública de proteção ao elenco.

A queda é visível a olho nu no campo e nos números.

Diante do Bahia, o Grêmio mais uma vez foi estéril. Passou quase uma hora sem ter profundidade e contundência mesmo ficando com a bola nos pés. A ausência de Luan, ainda em recuperação de lesão na coxa, é um dos motivos. A venda de Pedro Rocha ao Spartak Moscou-RUS é outro importante elemento no contexto. Além de queda de rendimento individual de figuras relevantes – como Cortez, Michel e Ramiro. Fernandinho, fixado como herdeiro da vaga no ataque, ainda não deslanchou.

Nas estatísticas, o Grêmio tem a incrível divisão de pontos entre primeiro e segundo turno: trinta e nove dos 42 pontos acumulados vieram na fase inicial do campeonato. No returno, com apenas seis jogos, o time tem o mesmo número de derrotas obtidas após 19 partidas.

O Grêmio volta a campo no próximo domingo, em Porto Alegre, diante do Fluminense.