Topo

Como acertar a pontaria no Cruzeiro? Melhorar ataque vira a missão de Mano

Mano tenta corrigir problema ofensivo do Cruzeiro em reta final da temporada - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Mano tenta corrigir problema ofensivo do Cruzeiro em reta final da temporada Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

24/09/2017 04h00

Mano Menezes tem uma missão nesta reta final de temporada. O técnico precisa aperfeiçoar a pontaria do Cruzeiro. Este é o segredo para que a equipe garanta uma vaga entre os seis primeiros colocados do Brasileiro e carimbe o passaporte para a próxima Copa Libertadores.

A equipe mineira é a segunda em termos de finalizações na atual edição do torneio nacional. Foram 334 chutes - 135 certos e 199 errados. Só a Chapecoense concluiu mais vezes, com 340 bolas na direção da meta.

O problema é que o volume de criação do Cruzeiro não se converte em gols. Os mineiros têm apenas o décimo melhor ataque do Brasileirão, com 29 bolas na rede, ao lado de Atlético-PR e Botafogo.

“Desde o início da temporada que a gente tem um volume de criação bastante grande, mas um número de gols baixo. Mas sempre disse para vocês [imprensa] que o caminho é o da normalidade. Tem momentos que se faz menos [gols] e a pressão maior inibe um pouco. Mas estamos criando um número parecido em jogos decisivos”, afirmou o comandante da Raposa.

O fato se torna uma preocupação da comissão técnica para as rodadas finais do principal torneio nacional e também na decisão da Copa do Brasil. Em ambos os casos, o time de Mano precisará de gols para alcançar as metas impostas pela diretoria.

Na sexta colocação, com 37 pontos, o Cruzeiro precisa de pelo menos mais sete vitórias para garantir uma vaga no G-6 sem se preocupar com os adversários. Na competição de mata-mata, os mineiros necessitam vencer após o empate por 1 a 1 no Maracanã.

O ataque do Cruzeiro será colocado à prova neste domingo (24), pela 25ª rodada do Brasileirão. A equipe vai à Goiânia para enfrentar o Atlético-GO, às 16h (de Brasília).

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-GO X CRUZEIRO

Data: 24 de setembro de 2017, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Motivo: 25ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Olímpico, em Goiânia (GO)
Árbitro: Héber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Helton Nunes (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)

ATLÉTICO-GO: Marcos, Jonathan, Gilvan, William Alves e Bruno Pacheco; Ronaldo, Paulinho, Igor, Andrigo e Luiz Fernando; Alison.
Técnico: João Paulo Sanches.

CRUZEIRO: Rafael, Lennon, Artur, Digão e Bryan; Nonoca e Romero; Rafinha, Arrascaeta (Messidoro), Rafael Sobis e Rafael Marques.
Técnico: Mano Menezes.