Topo

Sem Kléber e com aproveitamento de rebaixado, Coxa revê adversário do auge

Galdezani festeja diante do Palmeiras: queda vertiginosa desde o primeiro turno - Cleber Yamaguchi/AGIF
Galdezani festeja diante do Palmeiras: queda vertiginosa desde o primeiro turno Imagem: Cleber Yamaguchi/AGIF

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

17/09/2017 04h00

A partida entre Palmeiras e Coritiba, marcada para esta segunda-feira (18) no Pacaembu, colocará o Coxa frente ao adversário que o projetou, naquela 5ª rodada do Brasileirão, como um postulante a uma das vagas para a Libertadores. Ao bater o atual campeão Palmeiras por 1 a 0 e conquistar a quarta vitória em 5 jogos, o Coritiba dava sinais de que poderia sonhar alto em 2017. Era engano e uma das causas da queda se repete no reencontro.

Daquela partida em diante, o Coxa conquistou apenas outros 3 triunfos em 18 jogos e despencou do terceiro lugar para o 16º, apenas um ponto acima da zona de rebaixamento. Durante esse período não pôde contar com o atacante Kléber, goleador e referência da equipe no ano, em 12 ocasiões. O aproveitamento caiu de 80% para 27,7%, fechando num total de 39,1%. A “gordurinha” é o que impediu um drama maior.

Kléber cumpriu 11 jogos de suspensão e poderia retornar contra o Vitória, mas ficou fora, após o anúncio de que levou uma pancada em um treino. Foi na verdade poupado para o clássico Atletiba, quando retornou. Na sexta-feira (15), sem muito alarde, passou por uma artroscopia no menisco e deve ficar um mês fora de combate. De quebra, acabou punido em mais dois jogos pelo STJD em consequência de críticas que fez ao tribunal por conta de sua suspensão anterior.

A aposta será no vice-artilheiro do Coxa no ano e que não começa como titular desde o jogo contra o Atlético-MG. “O Henrique Almeida é um atleta que eu gosto muito, que acabou ficando de fora nos últimos jogos. Em algum momento também tive três ou quatro opções para a função de centroavante. Mas é um jogador que confio e que vai jogar”, contou Marcelo Oliveira, que venceu apenas dois dos oito jogos desde que retornou ao clube que o projetou como um dos grandes técnicos do País.

PALMEIRAS X CORITIBA

Data: 18 de setembro de 2017, segunda
Horário: 20h (de Brasília)
Motivo: 24ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)

Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (Fifa/PA)
Auxiliares: Helcio Araujo Neves (PA) e Jose Ricardo Guimaraes Coimbra (PA).

PALMEIRAS:
Fernando Prass; Mayke, Dracena, Juninho e Egídio; Jean, Tchê Tchê, Moisés e Guerra (Roger Guedes); Dudu e Deyverson.
Técnico: Cuca.

CORITIBA:
Wilson; Dodô, Walisson Maia, Cleber Reis (Márcio) e Thiago Carleto; Alan Santos, João Paulo, Matheus Galdezani e Rafael Longuine (Anderson); Rildo e Henrique Almeida.
Técnico: Marcelo Oliveira.