Topo

Os desafios do Botafogo no 1º teste após queda para Flamengo

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/08/2017 04h00

A eliminação para o Flamengo representou um duro golpe no Botafogo. O clube, que até então vivia momento mágico, encara o pior momento da temporada. Neste domingo, às 16h, o Alvinegro encara o Bahia, em Salvador, no primeiro ato após a queda para o maior rival.

Em campo, o Botafogo terá alguns desafios para mostrar ao torcedor que não há motivos para preocupação apesar da traumática eliminação. O UOL Esporte selecionou os três principais problemas a serem resolvidos pelo Alvinegro.

Sem estrelas, elenco perderá confiança?

Conhecidamente o Botafogo tem um elenco formado por operários da bola. Nesse momento, o time não tem uma referência claro uma estrela para se proteger. Como o grupo reagirá após eliminação para o Flamengo na Copa do Brasil?

“O Bahia vem de uma grande vitória. Mas temos que superar a derrota para o Flamengo e fazer um grande jogo contra o Bahia”, disse o zagueiro e capitão do Botafogo Joel Carli.

Manter crença no trabalho de Jair

O trabalho do técnico Jair Ventura é um dos principais responsáveis por fazer o Botafogo chegar onde está. Porém, a forma como o Botafogo foi eliminado para o Flamengo levantou algumas dúvidas. O time não teve força ofensiva e deu apenas um chute em dois jogos diante do rival.

Torcedores foram até o Nilton Santos (Engenhão) cobrar a postura da equipe nesses duelos. Por outro lado, também passou força por tudo o que foi feito na temporada. Resta saber se os jogadores continuam comprando a ideia do treinador.

Mostrar poder ofensivo (um gol em três jogos)

A falta de gols está diretamente ligada à filosofia do treinador do Botafogo – nos últimos três jogos, balançou as redes em apenas uma oportunidade. O Alvinegro manterá a postura defensiva, isso dificilmente mudará. Mas voltará a encaixar os contra-ataques que tanto ajudaram a equipe em no último ano?

A forma de jogar do Botafogo já está conhecida pelos adversários. Reinaldo Rueda, do Flamengo, por exemplo, soube neutralizar as principais armas de Jair Ventura. Um caso isolado ou um conjunto de ações a serem utilizadas pelos rivais para anular o Alvinegro?

“Tivemos uma sequência de jogos muito grande que não permitiu trabalharmos bem. Agora, com essas duas semanas, teremos mais tempo para trabalhar”, disse Joel Carli já projetando o tempo de treino que a equipe terá pela frente. Após encarar o Bahia, o Botafogo só voltará a campo no dia 10 de setembro para encarar o Flamengo no Brasileiro.

BAHIA X BOTAFOGO

Data e hora: 27/08/2017, domingo, ás 16h (horário de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Auxiliares: Helton Nunes e Thiaggo Americano Labes (SC)

Bahia
Jean; Eduardo, Tiago, Lucas Fonseca e Juninho Capixaba; Edson e Renê Júnior; Régis, Zé Rafael e Mendoza; Rodrigão
Técnico: preto Casagrande

Botafogo
Gatito Fernandez; Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luis; Rodrigo Lindoso, João Paulo, Bruno Silva e Marcos Vinícius; Rodrigo Pimpão e Roger
Técnico: Jair Ventura